Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, a Farmácia Universitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta quinta-feira, dia 20, campanha educativa voltada ao público geral. O evento, das 9h às 12h, é organizado em conjunto pelos professores da Faculdade de Farmácia, Maurílio Cazarim e Alessandra Mendonça.

Entre as atividades, será realizado um quiz com os participantes sobre o uso racional de medicamentos. Também foi preparada uma cartilha, em conjunto com a Farmácia Universitária, que fornece ao paciente orientações sobre o uso racional, a  importância do farmacêutico e o gerenciamento do uso do medicamento no cuidado do paciente.

Além disso, ocorrerá triagem na qual serão analisadas queixas dos pacientes e a produção de uma declaração de serviços farmacêuticos para o encaminhamento do paciente. A partir da triagem também serão identificados os pacientes com necessidade de aferir a pressão, que serão convidados para realizar o procedimento.

Cazarim ressalta que a iniciativa pretende levar para a população a importância do farmacêutico no processo do cuidar da saúde e ajudar a prevenir o mal uso de medicamentos, assim como reduzir o número de mortes causadas por este motivo.

“Hoje nós temos um diagnóstico na sociedade de muitas doenças ocasionadas pelo uso de medicamentos, este por sua vez deveria tratar determinada condição de saúde, porém, acaba ocasionando outras doenças, muitas vezes até mais severas. O farmacêutico em gerenciamento da farmacoterapia do paciente consegue identificar essas demandas, essas necessidades de saúde, que nós chamamos de problemas relacionados à farmacoterapia e, com isso, intervir juntamente com a equipe médica para o cuidado do paciente.”

Outras informações: Farmácia Universitária