Foi prorrogado o prazo de inscrição para docentes interessados em ofertar cursos na quinta edição do Programa Global July da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – campi Juiz de Fora e Governador Valadares. Agora, a inscrição poderá ser realizada até o próximo domingo, dia 23. O evento deste ano acontecerá entre 18 de julho e 5 de agosto, de forma híbrida, com cursos presenciais e on-line. O formulário deve ser acessado com e-mail institucional do Google por este link.

Criado e organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF, acontece sempre durante as férias de julho, conforme sugere o nome, oferecendo  gratuitamente um cardápio diversificado de cursos de curta duração, todos em idiomas estrangeiros, e que contemplam diferentes áreas do conhecimento. 

O programa multidisciplinar reúne estudantes e professores de vários países, estimulando o aprofundamento acadêmico e a pesquisa, assim como o interesse dos alunos por outras áreas. Neste ano, o Global July buscará aproximação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O evento traz oportunidades para o corpo docente da UFJF e, também, para professores de outras instituições nacionais e estrangeiras, conforme avalia o diretor da DRI, Anderson Bastos Martins. “Durante as três semanas em que ocorrerá o Global July 2022, os professores poderão não apenas divulgar seus cursos e suas pesquisas para um público mais amplo, como também poderão fazê-lo em língua estrangeira, ou seja, nossa prática docente na UFJF ultrapassará barreiras culturais e linguísticas num movimento que só tem a contribuir para despertar a curiosidade de estudantes.”

Os professores da UFJF são estimulados a convidar parceiros internacionais para ministrarem cursos conjuntamente, o que representa outro importante viés do programa, a possibilidade de estreitamento de pesquisas associadas.  Os cursos presenciais serão oferecidos no Centro de Ciências da UFJF, no campus sede. “A tônica do ensino precisa se voltar cada vez mais para as interações interinstitucionais e internacionais e não há melhor oportunidade para isso na UFJF do que ministrar um curso no Global July.”

Interdisciplinaridade

A professora italiana Elena Pagni, ofertante do Global July, ressalta o aspecto relevante na oferta dos cursos que contemplam todas as áreas do conhecimento. “Essa interdisciplinaridade contribui para que os professores pensem os cursos de uma forma abrangente, difundindo o conhecimento sem aspectos limitantes. O evento é também uma oportunidade de aprender com professores estrangeiros, o que abrange também uma visão intercultural sobre um determinado tema, enriquecendo sua abordagem.” 

A edição de 2020 não ocorreu em razão da pandemia de Covid-19. Em 2021, a edição aconteceu integralmente on-line com a oferta de 43 cursos, em cinco idiomas, totalizando 1.413 inscritos, entre estudantes nacionais e internacionais, e contou com a adesão de seis instituições brasileiras (UFMG, Ufop, UFRJ, Unicamp, Unifor-MG, USP) e de 17 universidades estrangeiras com professores ofertantes. 

Global July e internacionalização da UFJF

Em sua origem, a estrutura dos módulos de curta duração foi desenvolvida com o apoio de uma instituição americana e inspirada nos cursos de verão oferecidos pela Universidade de Cambridge. Um dos objetivos para a criação do ambicioso projeto é alcançar um alto patamar de internacionalização para a instituição. “Acho que hoje em dia ninguém mais consegue pensar a UFJF sem o Global July. A internacionalização é simultaneamente uma realidade e uma necessidade de todas as instituições de ensino”, afirma  Martins.

O Global July é uma ação pioneira no Brasil e a maior iniciativa da UFJF para promover um ambiente internacional dentro do campus e, assim, tem sido visto como um investimento vigoroso da instituição no sentido de se lançar ao mundo e, ao mesmo tempo, receber o mundo em casa. Servidora da DRI e uma das idealizadoras do programa, Clarissa Campos aponta aspectos relevantes para a internacionalização da UFJF que são promovidos pelo Global July. “Preparar nossos alunos para o mundo globalizado; incentivar a colaboração internacional em pesquisa; promover nossa universidade internacionalmente; e contribuir para a política linguística da Universidade.” E ressalta a adesão de professores ao evento. “Todo ano contamos com a enorme generosidade de nossos professores e parceiros no Brasil e no exterior para oferecer gratuitamente cursos de curta duração em língua estrangeira. Sem a colaboração deles, esse projeto não seria possível.”

O professor da Howard University (EUA), Clement Akassi, que participou de edições anteriores, constata a internacionalização promovida pelo programa. “O Global July dá uma contribuição significativa ao internacionalizar o conhecimento e o ensino. O que cria um sentido de trocas globais, ali mesmo na Universidade Federal de Juiz de Fora.  E uma experiência única na academia ao possibilitar a conexão internacional entre professores e alunos; e entre os próprios professores. Ao longo dos anos, a equipe da DRI tem demonstrado grande capacidade de organização e disponibilidade. Definitivamente, vale a pena e é emocionante fazer parte dessa experiência.” 

Outras  informações: globaljuly@ufjf.edu.br