Estão abertas as inscrições para o curso de Desenho Instrumental com foco em produtos industriais do Projeto de Extensão Primeira Linha, do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa, que é gratuita, acontece de maneira remota, com duração de quatro meses e carga horária de 60 horas. Será fornecido certificado aos concluintes. 

Os interessados devem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 21, exclusivamente pela internet, por meio deste formulário eletrônico. São oferecidas 80 vagas para pessoas a partir dos 15 anos, sendo que metade é reservada para estudantes do ensino médio. 

O curso trabalha com um tipo de desenho chamado, na linguagem do design, de sketch. “Este tipo de desenho é uma forma de linguagem visual, sendo uma ferramenta importante para a elaboração, o registro e a comunicação de ideias. É útil para que estudantes e profissionais de diversas áreas desenvolvam habilidades para expressão visual, possibilitando avanços no meio acadêmico e profissional”, explica a professora do IAD, Lia Paletta Benatti.

As aulas, que terão início no dia 8 de fevereiro, serão disponibilizadas semanalmente e desenvolvidas por meio da plataforma Google Classroom. Para melhorar as técnicas de desenho dos participantes, docentes e estudantes-bolsistas do IAD farão orientações individualizadas durante todo o curso. “A proposta é treinar a agilidade no registro de ideias e que, ao mesmo tempo, permita uma fidelidade com a representação correta da estrutura dos objetos”, acrescenta Lia.

O projeto é coordenado pela professora Sílvia Xavier, também do IAD.

Outras informações: @primeiralinhaufjf