O pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ruy Freitas Reis, foi designado como editor de uma coletânea de artigos do periódico científico internacional Frontiers in Epidemiology. Trata-se de uma seleção especial de trabalhos relacionados a um tópico específico, designado como “research topic”. A coletânea da qual Reis é editor, intitulada “Epidemiological Considerations in Covid-19 Forecasting”, reunirá pesquisas que abordam aspectos epidemiológicos para a previsão e a análise de cenários relacionados à pandemia de covid-19.

Reis, professor vinculado ao Departamento de Ciência da Computação da UFJF, reforça o convite, direcionado a colegas de diversas áreas de conhecimento, para o envio de artigos relacionados ao tópico da coletânea. “A UFJF está ocupando um papel científico importante nas pesquisas relacionadas à pandemia de covid-19, e essa coletânea é um espaço científico aberto para levar a nossa pesquisa de ponta para compor a literatura científica global. Vale ressaltar que todos os artigos que forem submetidos ao Research Topic serão encaminhados a um processo de revisão por pares feito por revisores de todo o mundo, como é o padrão ouro da literatura científica.”

Os interessados em participar da coletânea devem enviar resumos (abstracts) até dia 19 de fevereiro. O prazo para o envio de artigos originais (manuscripts) é até 20 de abril de 2022. Os textos devem ser enviados em inglês. A lista de tópicos relacionados ao tema está descrita na página oficial do research topic.

Grupo de pesquisa pioneiro na UFJF
Reis foi convidado para ser editor da coletânea científica ao lado do professor Peter Congdon, da Queen Mary University of London, por sugestão do próprio pesquisador britânico. O professor da UFJF explica que o contato estabeleceu-se após o trabalho científico de destaque do Laboratório de Fisiologia Computacional e Computação de Alto Desempenho (Fisiocomp), do qual Reis é integrante.

“Nosso grupo foi pioneiro na UFJF no desenvolvimento de modelos matemáticos para a caracterização e a projeção da pandemia de coronavírus. Uma de nossas publicações – sobre o impacto de incertezas, estratégias de mitigação e subnotificação de casos de covid-19 no Brasil, na Itália e na Coreia do Sul – obteve grande interesse a nível global e já soma 102 citações no Google Acadêmico.”

Outras informações:
Página oficial do research topic / coletânea “Epidemiological Considerations in Covid-19 Forecasting