A reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos próximos domingos, 9 e 16 de janeiro. O exame será aplicado para os candidatos que faltaram e justificaram a ausência na data regular da prova, que ocorreu em novembro de 2021.

Poderão participar da reaplicação os estudantes que, no período regular para a prova, estavam com sintomas de doenças infectocontagiosas, como Covid-19, ou problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências específicas. Os estudantes que tinham isenção da taxa de inscrição e faltaram à prova em 2020 e pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade também farão o exame.

Para saber se o pedido de reaplicação foi aceito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o candidato deve acessar a Página do Participante e conferir o Cartão de Confirmação. No documento há a data,o  local e o horário de reaplicação do Enem, o número de inscrição, a opção de língua estrangeira selecionada, os dados de atendimento especializado e o nome social. A reaplicação do exame será realizada na mesma ordem de provas da aplicação original.

A divulgação do resultado das provas está prevista para 11 de fevereiro de 2022.

Orientações

Para ter acesso ao local de prova, é obrigatório apresentar um documento original com foto. São válidos documentos como RG; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação e Carteira de Trabalho e Previdência Social. Para a pessoa privada de liberdade, ainda são válidos o formulário de identificação interna e o prontuário de identificação interna.

É obrigatório o uso de caneta esferográfica preta, de material transparente para o preenchimento do cartão-resposta. Lápis, canetas coloridas, borracha não são permitidos. Já o Cartão de Confirmação não é obrigatório, mas o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o candidato leve uma via impressa. Assim como na aplicação regular, o candidato poderá levar seu próprio lanche.

Os itens não permitidos durante a prova são: telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos; qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens; óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros; bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas. Durante as provas, os candidatos deverão usar máscaras e higienizar as mãos com álcool em gel. O não cumprimento das normas inviabiliza a participação dos estudantes no Enem.

Ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

A Universidade Federal de Juiz de Fora destina 50% de suas vagas para seleção por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A seleção ocorre duas vezes ao ano, geralmente, em janeiro – para cursos com início no primeiro semestre letivo – e em junho – para cursos com entrada no segundo semestre letivo. O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição que está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na redação. A inscrição é feita exclusivamente pela internet.

As inscrições para o Sisu 2022 ainda estão sem datas definidas.

Outras informações: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)