A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançou a marca de 40 mil testes de diagnóstico de Covid-19 (PCR em Tempo Real) realizados na instituição. Em 2021, cerca de 24 mil testes foram realizados – um número 50% maior do que o obtido em 2020, que totalizou, aproximadamente, 16 mil exames de diagnóstico feitos nos laboratórios da Universidade.

A divulgação da quantidade de testes realizados é feita semanalmente e as informações são referentes às amostras recebidas, aos laudos emitidos e às amostras em análise, além do total de exames acumulados realizados durante todo o período. Segundo os dados oficiais, foram emitidos 280 laudos entre os dias 27 e 30 de dezembro.

A UFJF, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), está responsável pela realização dos exames de Covid-19 oriundos do Sistema Único de Saúde dos municípios das regionais de saúde de Juiz de Fora, Leopoldina e Ubá. Em 18 de maio de 2020, os laboratórios receberam o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

De acordo com o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, o acordo entre a Universidade e a PJF, bem como a rede de colaboração estabelecida junto ao estado de Minas Gerais, foram prorrogados por sessenta e noventa dias, respectivamente. “São parcerias necessárias. É importante destacar que a UFJF, mesmo após o retorno das atividades presenciais, manteve o compromisso de atender o sistema de saúde para suprir essa necessidade tão premente e tão importante no enfrentamento da pandemia. O resultado rápido – nós divulgamos os diagnósticos em, aproximadamente, 24 horas – permite uma gestão rápida de leitos e pacientes, além de um acompanhamento assíduo de como está o cenário epidemiológico em Juiz de Fora.”

Confira a tabela com as informações apresentadas separadamente por município de origem das amostras e o total acumulado de exames feitos desde o início dos testes