Em conjunto, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) divulgam uma nota pública acerca da crise na gestão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Por meio do documento, as três entidades demandam ação imediata do Ministério da Educação (MEC) a fim de garantir o retorno à estabilidade na gestão da pós-graduação brasileira.

As instituições afirmam buscar diálogo com todas as instâncias do MEC responsáveis por representar os setores de pesquisa, pós-graduação e inovação, porém seguem sendo surpreendidas por alterações na condução das políticas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Decisões questionáveis e pouco transparentes, nomeações de diretores com pouca ou nenhuma experiência administrativa e acadêmica (não obstante o apelo para que o caráter técnico fosse observado quando das nomeações), e a falta de diálogo com as entidades representativas têm sido a tônica da atuação da presidência da Capes durante o ano de 2021”, afirmam em nota.

“O Foprop, o Copropi e a Abruem entendem que a atual gestão da Capes não faz jus à grandeza histórica da Instituição. Nesse sentido, tornam-se inaceitáveis recentes movimentos da Capes, pouco transparentes e não acordados com a comunidade acadêmico-científica, assim como as declarações inapropriadas e desrespeitosas pronunciadas pela presidência da agência sobre colegas avaliadores, pesquisadores respeitados nacional e internacionalmente, que sempre envidaram esforços para garantir a qualidade do sistema de avaliação dos programas de pós-graduação.” Confira a nota na íntegra.

Primeira página da nota

Segunda página da nota