Primeira apresentação presencial da Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF desde março de 2020, início da pandemia de Covid-19, o tradicional Concerto de Natal volta a acontecer, levando à Igreja São Mateus, nesta segunda-feira, 20, às 19h, um repertório que mescla obras eruditas de Bach, Mozart e Villa-Lobos, e composições consagradas internacionalmente, como “Noite feliz”.

Apresentação aberta ao público acontece nesta segunda-feira, 20, às 19h, na Igreja São Mateus (Foto: Divulgação)

“Nossa proposta para este concerto foi mesclar dois momentos distintos, oferecendo ao público uma primeira parte de músicas eruditas, com um repertório já conhecido por grande parte dos espectadores, a partir das composições ‘Eine Kleine Nachtmusik‘, de Wolfgang Amadeus Mozart, ‘Arioso da cantata 156‘ e ‘Concerto a due Violine‘, de Johann Sebastian Bach, além de ‘Bachianas Brasileiras Nº 5 (Prelúdio) ‘, de Heitor Villa-lobos”, adianta o regente Victor Casemiro.

Em um segundo momento, com destaque para a participação dos cantores Alexandre Pereira e Tamara Medeiros, a Orquestra foca na interpretação das peças natalinas “Pétit Papa Noel”, de Raymond Vincy e Henri Martinet, “O du Fröhliche”, de Johannes Daniel Falk e Heinrich Holzschuher, “White Christmas”, de Irving Berlin, “Tu Scendi Dalle Stelle”, de Alphonsus Liguori, e “Noite Feliz”, de Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber. Também está incluído na apresentação o hino litúrgico “Adeste Fideles”, sem autoria determinada.

Emoção
O regente fala com emoção sobre esta retomada, que acontece cercada dos cuidados necessários e obedecendo aos protocolos de biossegurança da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “A orquestra está muito empolgada com o retorno. Não paramos em nenhum momento durante a pandemia, pois estávamos trabalhando as apresentações de forma remota, com gravações individuais realizadas em casa, e vamos continuar a fazer vídeos dessa forma para contemplar as pessoas que ainda se mantêm distanciadas.” 

Casemiro assinala que, mesmo nos ensaios, agora presenciais, estão sendo observadas as exigências sanitárias de praxe, como uso de máscaras, respeito ao distanciamento físico, e não compartilhamento de objetos em geral, como lápis, partituras etc, sendo que cada músico tem feito uso de sua própria estante, que, em circunstâncias normais, anteriores à pandemia, seriam compartilhadas por dois integrantes do grupo.

Desta vez, apenas os instrumentistas de cordas participam, uma vez que os de sopro teriam que se apresentar sem máscaras. “Trata-se de uma medida de segurança tanto para o público quanto para os próprios músicos da Orquestra”, ressalta o regente, que também escolheu a segunda-feira da Semana de Natal para que a sexta-feira e o sábado, dias 24 e 25, pudessem ser compartilhados pelos integrantes e seus familiares para a celebração da data.

A Cantata de Natal é aberta ao público e são exigidos uso obrigatório de máscaras e distanciamento entre os presentes. A Igreja São Mateus fica na Rua São Mateus, 629, no bairro de mesmo nome.