BioIMG Net é dedicado a fortalecer a colaboração entre laboratórios de microscopia no estado de Minas Gerais (Imagem: Storyset/UFJF)

A rede de pesquisa de Bioimagem de Minas Gerais (BioIMG Net), coordenada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está entre as iniciativas contempladas com o financiamento da Chan Zuckerberg Initiative (CZI), empresa de filantropia criada pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e sua esposa, Priscilla Chan. O projeto é um dos 17 selecionados entre mais de 30 países.

A pesquisadora Rossana Melo, da UFJF, é uma das coordenadoras do BioIMG Net, ao lado de Cristina Guatimosim e Gregory Kitten, ambos da UFMG. “Trata-se de uma iniciativa pioneira destinada a fortalecer a colaboração entre laboratórios de microscopia no estado de Minas Gerais e, em seguida, expandir esse esforço para outras regiões do Brasil e da América Latina”, adiantam os cientistas. De acordo com a equipe, o objetivo do projeto é “incrementar a produção de conhecimento científico-tecnológico e de inovação e a formação de recursos humanos qualificados”.

Os participantes do projeto acreditam que, por meio dessa iniciativa, podem reduzir as assimetrias relacionadas à acessibilidade a equipamentos de microscopia e respectivas técnicas de preparação de amostras e análise de imagens. “Além disso, a BioIMG Net incentivará a implementação de técnicas de microscopia e microanálise em universidades e centros de pesquisa localizados em regiões economicamente desfavorecidas. Outro aspecto de especial importância para a BioIMG Net é promover, por meio de cursos e workshops, o compartilhamento de infraestrutura e fomentar a difusão e o intercâmbio do conhecimento em microscopia.”

A pesquisadora Rossana Melo, da UFJF, é uma das coordenadoras do BioIMG Net (Foto: Arquivo pessoal)

Ainda de acordo com os pesquisadores, a rede de pesquisa terá um impacto direto na qualidade de vida e na assistência médica na região. “O BioIMG Net espera, ao apoiar a pesquisa biomédica, impactar diretamente a qualidade de vida e assistência médica na América Latina. Por fim, o projeto também tem o potencial de promover um impacto na educação científica pela disseminação das técnicas de microscopia para estudo de fenômenos da natureza para professores e estudantes de escolas públicas no estado de Minas Gerais.”

Recurso internacional
O projeto da BioIMG Net selecionado pela CZI, intitulado “Rede de bioimagem para o avanço da pesquisa biomédica”, será financiado por três anos, recebendo, ao longo desses meses, um montante total de 300 mil doláres, destinado a custear salários da equipe, intercâmbios, divulgação científica e treinamentos, cursos e workshops para pesquisadores, técnicos e estudantes. Os recursos devem ser liberados a partir deste mês, dezembro de 2021.

O líder do programa comunitário de imagens da CZI, Vladimir Ghukasyan, explica que, “para curar, prevenir ou controlar todas as doenças, precisamos garantir que os cientistas de todo o mundo tenham acesso a tecnologia e conhecimentos de ponta”. Segundo ele, o financiamento internacional conectará pesquisadores para expandir o acesso à instalações e à tecnologias de imagem – e, consequentemente, impactar positivamente no desenvolvimento, no ensino, na pesquisa, no atendimento em saúde de cada região contemplada.

Além das próprias instituições coordenadoras – UFMG e UFJF –, a Rede BioIMG Net conta com cientistas, laboratórios e estruturas técnico-científicas das federais de Ouro Preto (UFOP), dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha (UFVMJ), de Viçosa (UFV), da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e da Fundação Oswaldo Cruz de Belo Horizonte (Fiocruz-BH).

Outras informações:
Bioimaging Network for the Advancement of Biomedical Research (BioIMG Net)