Levar o conhecimento gerado dentro da universidade, de forma a torná-lo acessível para toda a sociedade. E, a partir disso, analisar os impactos socioeconômicos positivos e fomentar a criação de novas tecnologias e empresas. Essas são as ações propostas pelos dois projetos aprovados pelo Centro Regional de Inovação e Transferência (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Programa de Apoio aos Ambientes Promotores de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), cujo resultado foi divulgado em 7 de dezembro.

O primeiro projeto aprovado – Fortalecimento da relação ICT – Empresa: construção de boas práticas de gestão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia – é coordenado pelo professor da Faculdade de Engenharia da UFJF e diretor de Inovação do Critt, Fabrício Pablo Virgínio de Campos. A proposta reúne os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da UFJF; do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste); da Embrapa Gado de Leite; e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG), em uma tentativa de gerar esforços para um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimento agregado por estas instituições, agindo como uma rede de NIT.

“A atuação conjunta visa a capacitação de equipes; elaboração de material de boas práticas adotadas pelos NIT envolvidos para auxiliar outros núcleos do país; proposição de metodologia de relacionamento ICT-Empresa; mapeamento de processos de transferência de tecnologia com o objetivo de colaborar com a inserção mercadológica dos conhecimentos gerados em âmbito acadêmico; e desenvolvimento de um sistema de apoio ao relacionamento ICT-Empresa e transferência de tecnologia”, ressalta Campos.

Segundo ele, o aporte financeiro solicitado foi de R$ 628.181,06 para 36 meses de duração do projeto. Para o gerente de Empreendedorismo do Critt, Rafael Gonçalves, tais recursos serão de grande valia para fomentar diversos serviços do Centro. “Os recursos vindos com a aprovação da Fapemig vão nos possibilitar realizar investimentos em equipe qualificada, reforço dos serviços prestados pela Incubadora de Base Tecnológica e complementação de equipamentos para o CritLab – Laboratório de Prototipagem Rápida.”

Empreendedorismo inovador

O outro projeto aprovado também é coordenado por Campos e chama-se “Consolidação e Fortalecimento da trilha de empreendedorismo inovador do Critt/UFJF”, com início em 2022 e 36 meses de duração. A verba solicitada à Fapemig foi de R$ 547.062,18, que será distribuída entre bolsas de desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação; consultorias; despesas operacionais; manutenção de equipamentos; entre outros itens que darão suporte para os projetos do Setor de Empreendedorismo do Critt. O objetivo é fomentar os programas que vêm formando ao longo dos últimos anos uma verdadeira “trilha de empreendedorismo inovador”.

Os dois projetos, geridos pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), estão entre 38 propostas apresentadas, sendo 22 aprovadas para contratação após a análise das Câmaras de Avaliação de Projetos da Fapemig. Esses 22 projetos, vinculados a 18 ambientes promotores de inovação, como instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTMG), universidades públicas e privadas, incubadoras e parques tecnológicos localizados em Minas Gerais, serão contemplados.

Outras informações:  ibt.critt@ufjf.edu.br