Por uma ciência mais acessível, por pesquisadores ocupando mais espaços na sociedade e pela divulgação científica incentivada desde a graduação: esses foram os principais pontos defendidos pela cientista Luciana Dias, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), na abertura oficial do Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A apresentação foi transmitida on-line nesta última segunda-feira, 13, e segue disponível publicamente no canal do evento no Youtube.
“Precisamos lembrar que ninguém tem a obrigação de saber tudo”, reforça a pesquisadora, frisando que não há necessidade de tratar todos os tipos de conhecimento como óbvios ou como se a ignorância em alguma área fosse um impedimento para conhecer novas informações, especialmente aquelas importantes para a saúde e o cotidiano. “Desde a iniciação científica, precisamos focar em nos comunicarmos de maneira mais concisa e objetiva, especialmente para o público externo.”
Em sua fala, Luciana também alertou para os perigos do obscurantismo e defendeu um maior envolvimento científico de profissionais da medicina, algo que, segundo a pesquisadora, teve a importância evidenciada frente à condução da pandemia de covid-19 no Brasil. A cientista ainda explicou como o método científico funciona na prática, usando como exemplo as vacinas baseadas em RNA mensageiro (mRNA), além de compartilhar como desenvolve, junto a uma equipe de cientistas – alguns inseridos na pesquisa desde a graduação –, estudos sobre as células-tronco do câncer.
“Como pesquisadores, devemos tornar a ciência mais democrática e fazer com que ela alcance e ocupe cada vez mais espaços”, afirma Luciana. Co-fundadora da Liga de Ciência Preta Brasileira (LCPB), a pesquisadora mobiliza esforços, dentro e fora dos laboratórios, para dedicar-se à pesquisa de combate ao câncer de mama e, ao mesmo tempo, promover a visibilidade de cientistas pretos brasileiros, a fim de inspirar a formação de novos estudantes que encontram representatividade em trajetórias como a dela.
“Programa de iniciação científica é fonte de muito orgulho para a UFJF”
A introdução da abertura oficial do Semic e da apresentação da pesquisadora convidada foi realizada pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), Mônica Ribeiro de Oliveira; pelo pró-reitor adjunto da Propp, Luis Paulo da Silva Barra; e pela coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto. “Na UFJF, nós temos um programa de iniciação científica que muito nos orgulha, muito vasto e robusto. Somente em termos de programas institucionais, temos mais de 500 bolsas de iniciação científicas pagas com recursos e programas acadêmicos do próprio orçamento da instituição, além das bolsas do CNPq e, possivelmente, a entrada da Fapemig, que nos alegra ainda mais”, celebrou Mônica.
Programação do Semic está em andamento; finalistas se apresentam em webconferências
Após a abertura oficial do Semic nesta segunda-feira, a programação segue para a etapa final de avaliação dos projetos, que consiste na apresentação síncrona, via videoconferência, dos projetos de iniciação científica finalistas de cada uma das sete áreas de conhecimento. A participação dos estudantes inscritos é obrigatória para concorrer à premiação.
Cada apresentação deverá ter a duração de, no máximo, 15 minutos, sendo dez minutos para a exposição oral do aluno e cinco para as considerações dos avaliadores. As webconferências são transmitidas pelo Siga e abertas ao público. Abaixo, o cronograma de apresentações:
Data e horário | Horário | Áreas de conhecimento |
14/12 (terça-feira) | 14h | Engenharias e Computação e Ciências Exatas |
15/12 (quarta-feira) | 14h | Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes |
16/12 (quinta-feira) | 14h | Ciências Biológicas e Ciências da Saúde |
Os projetos vencedores e as menções honrosas do 27º Semic serão divulgados no encerramento oficial do evento, que será transmitido na sexta-feira (17), às 14h, no canal do seminário no Youtube.
Outras informações:
Site do Semic
Canal do Semic
Link direto para a abertura
Link direto para o encerramento