Paulo Freire: educador é lembrado pelos 100 anos

O projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora” realiza nesta segunda-feira, dia 13, a live “Educação Popular: os 100 anos de Paulo Freire e as ações afirmativas”. O evento, aberto ao público, começa às 18h,  no YouTube. Será conferida certificação para todos os participantes que assinarem a lista de presença durante o encontro.

As convidadas da live são as professoras da rede pública de Minas Gerais, Thay Araújo e Reny Aparecida Batista. Thay é pós-graduada em História da Arte e coordenadora pedagógica do EducaAfro. Reny é fundadora do Grupo de União e Consciência Negra (GruCon), integrante do Movimento Negro organizado da região do Vale do Aço (MG) e diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindiute), em Ipatinga (MG).

“Será um encontro muito especial com duas educadoras, mulheres negras de grande destaque. Um grande momento do nosso projeto recebendo essas duas mulheres que vem se destacando na luta antirracista e contra todo tipo de retrocesso em relação à população negra. Vamos conversar um pouco sobre os 100 anos de Paulo Freire e as ações afirmativas, com enfoque especial  para a lei de cotas”, explica o coordenador do projeto e professor do Departamento de Matemática da UFJF, Willian José da Cruz.

O projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”  promove, desde 2019, debates sobre o racismo estrutural, a participação do negro na sociedade científica, entre outras temáticas. A live desta segunda-feira será o último encontro do grupo em 2021. “Os nossos eventos são abertos a todas as pessoas que se interessam em discutir o problema do racismo no Brasil, a valorização da Cultura Negra e, principalmente, que estejam interessadas no desenvolvimento de práticas antirracistas na nossa sociedade, em especial na região de Juiz de Fora”,  comenta o docente.

Fortalecer a educação

Cruz ressalta a importância de projetos como este para fortalecer a educação de forma ampla, como um meio de promoção da cidadania e do desenvolvimento da criatividade. “Em parceria com os professores Fernanda Thomaz, Francione Carvalho, Zélia Ludwig e Julvan Oliveira, desenvolvemos encontros temáticos com personalidades negras do Brasil. O foco do projeto é destacar a cultura negra nas diversas áreas, como nas artes, na educação, no trabalho social e no desenvolvimento científico. Também atuam no projeto os alunos Andressa Borges, Josiane Silva, Ruan Guerra e Yago Souza.”

Ainda segundo o professor, a universidade pública deve buscar formas de levar à sociedade os conhecimentos que produz e, do mesmo modo, reconhecer a importância dos outros saberes. “Ao meu ver essas oportunidades podem ser mais um caminho de abertura da Universidade à sociedade, que é a efetiva dona desse espaço social. Esses encontros são meios de levarmos às pessoas os conhecimentos que produzimos e, além disso, que também recebemos.”

Encontro de Pesquisadores Negros e Negras da UFJF no YouTube

Encontro de Pesquisadores Negros e Negras no Instagram