A Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e Gerência de Infraestrutura apresentaram na última quinta-feira, 9 de dezembro, uma ferramenta remota de acompanhamento das férias agendadas pelo servidores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Desenvolvida pelo engenheiro mecânico Erick Carvalho Campos, a ferramenta faz o tratamento dos dados gerados pelo SIGA de forma automática e os expõe num formato que facilita a consulta pelos usuários. “O fato que desencadeou a ação de construir essa ferramenta é derivado da atuação em um contrato recente com uma equipe com membros de todos os institutos. Nós fomos descobrindo aos trancos e barrancos alguns conflitos com as datas de férias dos membros, conflitos que poderiam causar dores de cabeça sérias se não tivessem sido descobertos a tempo”, explicou Erick.

Além de tornar o agendamento mais transparente e acessível, a ferramenta apresenta diferentes vantagens para públicos diversos, conforme destaca Luan Sodré, coordenador de Gestão de Pessoas. “A necessidade surge em razão da possibilidade de auxiliar gestores de setores, departamentos e unidades no acompanhamento de férias dos servidores vinculados às suas respectivas hierarquias, como também auxiliar os gestores de contratos no planejamento de ações sem que haja conflito de períodos de férias. Além disso, para que os servidores se programem no agendamento de suas férias sem que haja prejuízos ou descontinuidades de serviços em seus setores. Por fim, a ferramenta é mais um mecanismo de segurança para garantir que houve o correto agendamento das férias por parte da CGP/GV e da PROGEPE. Outro ponto importante será saber se um servidor está de férias ou não antes de encaminhar e-mails a ele.”

Conheça a ferramenta disponível aqui.