O professor do Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Sérgio Murta, juntamente com alunos dos projetos de treinamento profissional “A Ilustração Como Suporte no Ensino da Anatomia” e “A Computação Como Suporte no Ensino da Anatomia”, coordenados por ele, escreveram os livros: “Contextualizações e Aplicações Clínicas em Anatomia Básica”; “Anatomia da Cabeça e do Pescoço: Um Roteiro de Estudos Contextualizado e com Direcionamento Clínico”; e “Contextualizações e Aplicações Clínicas em Anatomia Odontológica”.

Os livros foram produzidos durante a pandemia de Covid-19 e lançados em 2021, tendo como principal objetivo auxiliar alunos dos cursos de Saúde em seus respectivos estudos. Todos estão disponíveis gratuitamente no formato de e-book.

Segundo o professor, o trabalho dos bolsistas e dos voluntários dos projetos de treinamento profissional contribuiu de diferentes formas para a produção dos livros. No projeto “A Ilustração Como Suporte no Ensino da Anatomia”, alunos da Medicina e do Instituto de Artes e Design (IAD) realizaram desenhos à mão livre de estruturas e partes anatômicas, que, nas palavras do coordenador, “são verdadeiras obras de arte”.

Já no projeto “A Computação Como Suporte no Ensino da Anatomia”, co-irmão do projeto anteriormente citado, os bolsistas e os voluntários editaram os desenhos produzidos, as legendas e fizeram a formatação do texto produzido.

Murta destaca que os ensinamentos dos livros podem ser aplicados em disciplinas da Medicina, da Odontologia, da Física, da Biologia, da Farmácia, da Nutrição, da Fisioterapia e da Enfermagem. Além de apresentarem o que há de mais moderno no ensino da anatomia: a contextualização, que traz para a vida dos alunos o assunto estudado; e a aplicação clínica, que mostra a aplicabilidade de seus estudos na prática profissional. O  professor salienta, ainda, a importância da publicação dos livros de forma on-line e gratuita para auxiliar no processo de democratização do conhecimento e acesso a essas informações.

Os livros podem ser acessados pelo link

Departamento de Anatomia-UFJF