Nível de transmissão moderado, queda do número de casos e estabilidade no registro dos óbitos. Estes são alguns dos destaques da 42ª edição do boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos. O material é produzido por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora e recebeu atualização na última quarta-feira, 8 de dezembro.

A 42ª semana epidemiológica, que compreende o período entre 28 de novembro e 4 de dezembro, registrou em Juiz de Fora 276 novos casos e 5 óbitos. Isso representa uma redução de 26% no número de casos e 16,7% nos registros de óbitos em relação à semana anterior. Em números totais, desde o início da pandemia o município contabiliza 48.440 casos confirmados e 2.072 vidas perdidas. 

A média móvel de novos casos confirmados nos últimos sete dias evoluiu de 48,1 casos em 22 de novembro para 32,7 casos em 6 de dezembro, uma redução de 32%. No período de 14 dias anteriores a redução havia sido de 9,1%, o que representa uma tendência de queda no indicador. A média móvel para o número de casos suspeitos da doença sofreu aumento de 61,5%, o que requer atenção. 

Um dado bastante significativo sobre a dinamicidade da pandemia é o fator Rt. Ele representa um indicador de quantas pessoas um determinado indivíduo pode infectar dentro de um determinado período. Entre os dias 23 de novembro e 6 de dezembro, este número esteve acima de 1 por 9 dias, com máximo de 1,52 no dia 24 de novembro. O fator Rt acima de 1 representa avanço dos casos da doença, devendo ser menor que 1 por duas semanas para que a pandemia esteja sob controle segundo a OMS. 

Marcel Vieira, professor do Departamento de Estatística da UFJF e coordenador da plataforma, destaca que os indicadores apresentaram certa estabilidade nas últimas semanas, mas ainda é preciso ter cuidado. “Precisamos que o número de vidas perdidas continue caindo”, ressaltou. 

Vidas perdidas

A média móvel do número de óbitos em Juiz de Fora evoluiu de 0,9 óbitos por dia em 22 de novembro para 1,4 óbitos por dia em 6 de dezembro. Este aumento de 55,6% torna-se ainda mais preocupante quando comparado com a taxa deste indicador no período anterior, que apresentou uma redução de 29,8%. 

A taxa de letalidade, entretanto, voltou a cair. Apesar de ainda ser superior aos de Minas Gerais e do Brasil, o dado referente ao município foi de 4,28% no dia 6 de dezembro (era 4,30% em 22 de novembro). A Zona da Mata apresentou uma taxa de letalidade de 2,87%, enquanto que o estado mineiro registrou 2,55% e o Brasil 2,78%. 

Variante ômicron 

Apesar da necessidade de redobrar a atenção, ainda não há dados científicos concretos a respeito da letalidade da nova variante do vírus Sars-CoV-2. Até o momento, a fabricante de vacinas Pfizer/BioNTech divulgou dados iniciais que apontaram que três doses do seu imunizante são suficientes para proteção contra a ômicron. As demais vacinas também estão sendo avaliadas no combate à nova variante. 

“Dados preliminares sugerem que esta nova variante seja mais transmissível, embora ainda haja controvérsia em relação à gravidade dos casos causados por ela”, explicou Vieira. O professor complementa que quando surge uma nova variante, ela compete com as demais formas do Sars-CoV-2 até que atinja a predominância. “Estudos iniciais indicam que a aplicação das doses de reforço das vacinas é eficaz para conter o avanço da variante ômicron”. 

Panorama da vacinação

Até o dia 7 de dezembro, Juiz de Fora havia aplicado 949.034 doses da vacina contra a Covid, sendo destas 448.113 primeiras doses, 405.666 segundas doses, 14.880 doses únicas e 80.375 terceiras doses. Isso representa 77,6% da população com ao menos a primeira dose, 72,8% com as duas doses e 13,8% já com a dose de reforço. Com isso, o município continua com números de vacinação superiores aos nacionais, que apresentam 64,8% da população com duas doses recebidas e 8,9% também com a dose de reforço. 

A média móvel do número de primeiras doses aplicadas era de 106,9 em 6 de dezembro e 892,1 para segundas doses. Na 48ª semana epidemiológica foram aplicadas 840 primeiras doses, 8.117 segundas doses e 6.148 doses de reforço, totalizando 15.105 doses aplicadas entre 28 de novembro e 4 de dezembro.