Desta vez, Carlos Fernando e Luiz Cláudio exploram as sonoridades do samba, da bossa nova, do frevo e da mineiridade do Clube da Esquina (Foto: Igor Tibiriçá)

Um professor que se divide entre quadras e salas de aula da Faculdade de Educação Física (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e estúdios de gravação, rodas de samba e a música popular. É essa a rotina de Carlos Fernando Cunha. Mas não somente ele se dedica à música e à atividade acadêmica. Luiz Cláudio Ribeiro, ou simplesmente Cacáudio, é docente do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE), está como o atual diretor do Cine-Theatro Central e é cantor, compositor e instrumentista. Ambos se uniram para lançar, no dia 10 de dezembro, o EP “Bons Navegantes”, mais uma parceria fruto da amizade que ultrapassa os portões da Universidade.

Essa dupla de músicos da cena contemporânea de Juiz de Fora passeia, desta vez, pela MPB com destaque para as sonoridades do samba, da bossa nova, do frevo e da mineiridade do Clube da Esquina, um dos mais expressivos grupos da história da MPB. “’Bons Navegantes’ é resultado de uma amizade que se materializou em forma de música. Somos muito amigos, debatemos vários assuntos: política, futebol, questões familiares. E, a partir dessas discussões, nos vêm temas que inserimos no nosso álbum. Musicalmente falando, o disco é resultado material das nossas influências”, destaca Cunha.

Os estilos musicais agrupados em “Bons Navegantes” acompanham as trajetórias dos artistas há tempos. Carioca, Carlos Fernando deu seus primeiros passos no samba na Unidos de Vila Isabel, como ritmista de uma das mais famosas escolas do Rio de Janeiro. Para além das pesquisas em educação, esportes, lazer e modernidade, tem em sua vida acadêmica trabalhos ligados à história da música popular e ao carnaval e, ainda, coordena o projeto de extensão Ponto do Samba, ação com objetivo de valorizar a produção musical local e de Minas Gerais.

Os docentes compuseram e cantam as seis canções de “Bons Navegantes” (Arte: Margareth Guiga)

Já Cacáudio é natural da cidade de Santos Dumont, mas pode ser considerado juiz-forano, visto que reside na cidade desde 1975. Possui diversas canções gravadas por outros artistas e, em 2017, lançou o álbum “Mantiqueira”. Desde criança, estuda vários instrumentos. Em especial, piano e violão. A separação, portanto, entre a vida de professor e a de músico não existe. “Costumo dizer que sou um cara privilegiado, que faço na minha vida duas coisas que amo: as atividades acadêmicas e artísticas. Há 34 anos, entrei na Universidade como professor e percebo que há a mesma sintonia e interação entre os alunos que assistem minha aula e o público que está em meus shows”, acredita o professor do ICE. As similaridades entre as duas profissões também são apontadas por Cunha. “O exercício criativo é uma das coisas comuns, tanto na arte de ensinar quanto na de compor. No meu caso, sempre conciliei bem pois acabei levando para a UFJF meu trabalho artístico como parte dos meus projetos de pesquisa e extensão”, afirma Cunha.

Parceria de outros carnavais

Da união dos professores e músicos, nasceram as seis canções de “Bons Navegantes”, compostas e cantadas pelos artistas. Nas gravações, a parceria ainda se estendeu para os músicos João Cordeiro (bateria e vibrafone); Berval Moraes (baixo acústico); Humberto Araújo (sopros); e Rodrigo Campello (violão e cavaquinho), que também assina a direção e produção musical. Além dos vocais, Cacáudio e Cunha ainda assumem, respectivamente, teclados e percussões.

“Não me lembro quando aconteceu o nosso primeiro trabalho, mas uma das nossas primeiras parcerias foi justamente na canção ‘Bom Navegante’, que dá título ao álbum. Fizemos esta música por volta de 2016. Apesar de ambos sermos professores da UFJF, o que nos aproximou foi, de fato, a música”, relata Cacáudio, lembrando ainda que os dois trabalharam juntos em outra composição que acabou não entrando em “Bons Navegantes”. Em outubro de 2021, Cacáudio e Cunha ainda lançaram nas principais plataformas de streaming o single Lua Formosa”, composto a oito mãos com os músicos Roger Resende e Luizinho Lopes.

Lançamento

Elaborado com recursos do Programa Cultural Murilo Mendes, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), “Bons Navegantes” chega às plataformas digitais com o selo Sensorial Arte e também no canal de Carlos Fernando Cunha no YouTube, com o videoclipe de uma das canções do álbum, “Astronave”, que, segundo Cacáudio, tem relação profunda com a mineiridade e o sentimento que envolve a liberdade da criança.

Para fazer o Pre Save, basta acessarhttps://onerpm.link/BonsNavegantes.