Promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece nesta quinta-feira, dia 8, o pré-lançamento do Festival de Curtas Universitários Nós – edição 2020-2021. A programação conta com mesa-redonda sobre a produção audiovisual nos Programas de Educação Tutorial (PETs) de Comunicação brasileiros e palestra sobre a produção audiovisual universitária e independente. A transmissão será realizada pelo canal do PET Facom no Youtube.

Iniciando as atividades, às 10h, ocorre a mesa-redonda “Audiovisual nos grupos PET”. Para dialogar com os participantes foram convidados uma das fundadoras do Festival Nós, Marcela Casarin; o integrante do PET de Cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Charles Morais; e a representante do PET de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Maria Sucar. A conversa abordará  a importância do fomento à produção audiovisual dentro dos grupos.

Já às 19h, o diretor de curtas-metragens e professor de Cinema de Animação do Centro Universitário UNA, Sávio Leite, que tem no currículo uma série de prêmios, abordará a produção audiovisual universitária e independente.

“A participação de Sávio Leite é importante pois, além de professor, é renomado no Cinema de Desenho Animado em âmbito nacional e mundial, além de ser uma possibilidade de dialogar sobre como é feita a produção desses trabalhos, pois o início da carreira de Leite ocorreu por meio da participação em Curtas Universitários”, aponta  a estudante do sexto período de Jornalismo e organizadora do Festival Nós, Cecília Itaborahy,

As duas atividades conferem certificado mediante preenchimento de um formulário disponibilizado durante a mesa-redonda e a palestra. Vale destacar que antes da palestra será apresentado as informações e o edital da mostra competitiva do Festival Nós, previsto para ser realizado no primeiro semestre de 2022.

Evento

O Nós é um festival universitário de extensão do PET-FACOM. O objetivo é estimular e dar visibilidade às produções dos estudantes das universidades brasileiras, promovendo concurso, mostra, oficinas, palestras e cursos de forma virtual, além de acervo das edições disponíveis por meido do site do projeto. Além disso, tem o intuito de servir como um lugar de compartilhamento de conteúdos que informem e entusiasmem os interessados na produção audiovisual, de maneira crítica e, sobretudo, educacional, relacionando, também, aos campos de pesquisa e atuação das Artes – Cinema, Comunicação.

Outras informações: @festival.nós

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf