Iniciativa integra projeto de extensão da Farmácia Universitária e atende pacientes das UBSs dos bairros São Pedro e Santos Dumont (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O Consultório Farmacêutico retomou as atividades presenciais de acompanhamento farmacoterapêutico aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  A iniciativa, que integra o projeto de extensão “Prestação de Serviços Farmacêuticos” da Farmácia Universitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atende pacientes das unidades básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros São Pedro e Santos Dumont.

A professora da Faculdade de Farmácia da UFJF e uma das responsáveis pelo Consultório, Alessandra Mendonça, explica que a ação extensionista oferece atendimento farmacêutico individualizado de acordo com a necessidade dos pacientes e a partir das prescrições médicas dos serviços de saúde vinculados ao SUS.

“Realizamos a revisão e o acompanhamento da farmacoterapia, o monitoramento de condições crônicas de saúde, incluindo o preparo de materiais que auxiliem o paciente no seu autocuidado, tais como caixas organizadoras de medicamentos e calendários posológicos, formulários de monitoramento diário da pressão arterial e glicemia. As estratégias de tratamento e as intervenções são personalizadas e pactuadas com o paciente durante as consultas e registradas nos prontuários”, destaca.

Além disso, conforme a docente, o Consultório Farmacêutico realiza o acompanhamento dos pacientes considerando a sua saúde integral, inclusive o itinerário terapêutico na Rede de Atenção à Saúde, como, por exemplo, a conciliação de medicamentos que são prescritos por diferentes profissionais. Alessandra acrescenta que, “quando percebidas pelo farmacêutico necessidades de adequação para melhorar os resultados dos tratamentos medicamentosos, é feito um relato ao médico prescritor, que analisa e retorna com as modificações que  julgar apropriadas”.

Ensino, pesquisa e demandas da sociedade articulados
O diretor da Faculdade de Farmácia da UFJF, Marcelo Silvério, relata que os atendimentos são realizados por farmacêuticos residentes. Além disso, segundo ele, a Farmácia Universitária é o único estabelecimento público do gênero a ofertar o serviço de consultório farmacêutico no município de Juiz de Fora. “O atendimento é feito por residentes da área de Farmácia. Como é um trabalho efetivamente de uma consulta, temos os residentes, que são farmacêuticos já formados e estão fazendo a sua especialização no formato de residência. O atendimento é feito principalmente por eles e supervisionado pelos professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) farmacêuticos.”

Silvério ressalta a importância da iniciativa como atendimento às demandas da sociedade, bem como para a formação e a especialização dos estudantes. “Integramos ensino, pesquisa e atendimento às demandas da população. A proposta é o atendimento, mas esse serviço está ligado a um processo de ensino de pós-graduação, no caso da residência e, a partir do consultório, geramos artigos e trabalhos em congressos. A partir do atendimento que a Universidade oferece à população, na ação extensionista que alcança diretamente o usuário, conseguimos fazer todo o tripé acadêmico funcionar. Temos ensino, pesquisa e extensão.”

Desafios impostos pela pandemia
Alessandra ressalta que, mesmo diante dos desafios sanitários impostos pela pandemia de Covid-19, o Consultório manteve suas atividades. “Em julho de 2020, foi desenvolvido um protocolo de atendimento remoto, via telefone. Realizamos o acompanhamento das condições gerais de saúde e de acesso aos medicamentos com os pacientes mais críticos. Nos casos em que houve necessidade de entrega de algum material ou orientação especificamente presencial, foi agendada uma consulta em dia coincidente com o comparecimento à Farmácia para a dispensação dos medicamentos de uso frequente do paciente, evitando, assim, mais deslocamentos por eles, respeitando o distanciamento social.”

A professora acrescenta que, com a suspensão temporária da atividade presencial, foi possível suprir uma necessidade de reforma da estrutura da Farmácia Universitária, com o objetivo de ampliar os atendimentos prestados à comunidade. “Retomamos com o consultório presencial já com as adequações físicas. Além disso, é importante frisar que a Farmácia Universitária e sua equipe de TAEs e trabalhadores terceirizados mantiveram suas atividades essenciais na dispensação de medicamentos durante todo período da pandemia.”

Serviço
Os atendimentos do Consultório Farmacêutico devem ser previamente agendados pelo telefone (32) 2102-3156. O horário de funcionamento do consultório é o mesmo da Farmácia Universitária da UFJF: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Outras informações
Pró-reitoria de Extensão no Instagram
imprensa.extensao.ufjf@gmail.com