Professor da UFRGS, o artista plástico Hélio Fervenza é o convidado do encontro virtual promovido pelo projeto de extensão Palavra Plural (Foto: Pixabay)

O projeto de extensão “Palavra Plural”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza, nesta quinta-feira, 9, um encontro virtual para debater a produção cultural contemporânea. O convidado da live é o professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e artista plástico, Hélio Fervenza. O evento, aberto ao público, acontece às 19h, na plataforma Google Meet, sendo necessária a realização de inscrição prévia, via formulário eletrônico.

Coordenadora da iniciativa e professora do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF,  Letícia Bertagna explica que o projeto tem o objetivo de  produzir um espaço on-line de encontro e  diálogo entre artistas, comunidade acadêmica e toda a sociedade. A principal proposta é  fomentar as trocas de conhecimento e o aprofundamento das reflexões acerca da arte contemporânea, através de conversas com artistas sobre suas obras, trajetórias e processos artísticos.

“Pessoalmente, como artista e pesquisadora, sinto que esse contato direto com o pensamento e com as palavras de quem está produzindo é muito encorajador e provocador também. Em função da pandemia, houve um disparo desse tipo de encontro realizado de forma on-line, o que, de certo modo, favoreceu e facilitou esse tipo de atividade, permitindo que o projeto saísse do plano das ideias.”

Articulação entre ensino, pesquisa e demandas da sociedade
Para o aluno do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design da UFJF e bolsista do projeto, Guilherme Duarte da Silva,  o “Palavra Plural” contribui para a sua formação acadêmica e artística. “Desde o início, a iniciativa tem expandido minhas experiências acadêmicas de várias maneiras, como trabalhar ao lado de toda equipe na qual cada um possui uma linha de pesquisa artística diferente, o que agrega um conhecimento a mais”, afirma.

O estudante acrescenta o quão enriquecedores são os encontros com os artistas contemporâneos. “Isso não só gera debates e reflexões interessantes sobre as obras dos próprios artistas, mas também  me faz refletir sobre a minha própria produção artística e acadêmica. Algo que eu, como estudante de artes, acho de suma importância para o crescimento, seja artístico, profissional ou acadêmico”, avalia.

Encontros quinzenais
Os encontros do “Palavra Plural” acontecem pela plataforma Google Meet e são, posteriormente, postados no canal do Youtube do projeto. Os debates são abertos para professores universitários e da rede básica de ensino, críticos de arte e cultura, cineastas e todas as pessoas interessadas na temática. “É uma oportunidade sobretudo para estudantes universitários de artes e áreas afins em processo de  formação e com poucos recursos econômicos para acompanhar mais de perto o movimento de arte contemporânea. Participam dos encontros artistas atuantes em diferentes lugares do Brasil que trabalham com distintas linguagens, bem como o público previamente inscrito”, reforça Letícia.

As reuniões acontecem quinzenalmente, de acordo com a disponibilidade dos convidados. Para se inscrever é necessário preencher um formulário eletrônico, sempre disponibilizado, nas redes sociais do projeto, dez dias antes de cada reunião. “Nosso objetivo é fomentar as trocas de conhecimento e o aprofundamento da reflexão acerca da arte contemporânea, através dessas conversas com artistas sobre suas obras e processos  artísticos, promovendo, assim, uma série de debates em torno da produção artística e  cultural na contemporaneidade.”

Outras informações
“Palavra Plural”
palavraplural.ufjf@gmail.com
Pró-reitoria de Extensão no Instagram.
coord.integraiad@ufjf.edu.br