Supervisionados pela professora Silvana Lahr, os estudantes de Educação Física da UFJF-GV auxiliaram as crianças e adolescentes nas atividades esportivas. (Imagem: Silvana Lahr)

Uma professora e mais 25 estudantes de Educação Física do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) atuaram, no último sábado, 4, na terceira edição do ‘Festival Paralímpico Loterias Caixa’. O evento é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência.

Além de Governador Valadares, outras 69 cidades brasileiras sediaram simultaneamente a competição.

A equipe da UFJF-GV auxiliou crianças e adolescentes de 8 a 17 anos na realização das atividades de diversas modalidades. A professora do Departamento de Educação Física, Silvana Lopes Nogueira Lahr, foi a responsável por supervisionar o trabalho dos estudantes do campus, e explica a importância dessa convivência dos discentes com a prática esportiva voltada para pessoas com deficiência:

“Há anos, sempre pergunto aos alunos do curso no primeiro dia de aula sobre a experiência pessoal que possuem com pessoas com deficiência. A maioria tem pouco ou às vezes nenhum contato, embora o último censo tenha verificado que possuímos cerca de 24% da população com alguma deficiência. A atuação em eventos como o festival amplia a visão deles acerca de sua área futura de atuação profissional, por meio da percepção de oportunidades, e até mesmo contato com profissionais formados que já atuam na área prestando serviços e atendimento a esse público”, afirma.

E finaliza destacando que a principal contribuição é “desenvolver habilidades e competências, a fim de contribuir com uma formação de excelência e ao mesmo tempo humanizada aos discentes do curso de Educação Física da UFJF-GV”.