Em homenagem aos cem anos do patrono da educação brasileira, a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organiza nos dias 7 e 8 de dezembro o evento Centenário de Paulo Freire, que será transmitido através do canal no YouTube da Faced. O encontro, que é parte de um conjunto de seminários sobre Freire e que sucede a outros dois eventos realizados em outubro e novembro, é aberto ao público geral e conferirá certificado por meio de lista de presença.

Paulo Freire recebendo título de doutor honoris causa pela UFJF em 1995. (Foto: divulgação)

A abertura do evento terá a presença do professor da Universidade Federal de São Carlos, Valdemir Miotello, que atua principalmente nas áreas de análise de discurso e ensino da língua portuguesa. A mediação ficará por conta do professor Alexandre Cadilhe, do departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF. Cadilhe crê que “os valores defendidos por Freire estão presentes nas instituições quando se assume o compromisso com a justiça social, levando em consideração as desigualdades que assolam o Brasil e colocando como meta nas pesquisas, no ensino e na extensão modos de diminuição do sofrimento humano”. Paulo Freire recebeu, em 1995, o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

“Celebrar Paulo Freire significa confiar na mesma esperança que orientou seu pensamento”, Rita Pimenta

O segundo dia de evento contará com o lançamento de um dossiê da revista Educação em Foco, da Faced e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, contendo vinte artigos produzidos em universidades nacionais e internacionais voltados ao século de ideias e valores freireanos, que foi organizado pela professora e doutora da Universidade Federal de Juiz de Fora Rita Pimenta, especialista em Filosofia da Educação, e pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Leonardo Maia. Rita explica que a importância de homenagear Freire passa por honrar seu legado que está diretamente ligado ao fim da opressão. Vale destacar que em sua obra Pedagogia do Oprimido, o filósofo defendia que a educação é uma ferramenta revolucionária, pela qual os desfavorecidos romperiam a chamada “cultura do silêncio”. Uma das mais célebres frases do educador sintetiza esse pensamento: “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)”. 

Confira abaixo a programação do evento Centenário de Paulo Freire:

Confira a programação completa.

Outras informações:

Revista Educação em Foco

Canal no YouTube da Faculdade de Educação da UFJF