Desde o ano de 2015, o Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas (DACBio) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) visa integrar os calouros do curso através de um trote solidário, ou Biotrote”, como é conhecido. Na edição deste ano, o objetivo é contribuir com a ONG Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e ao Meio-Ambiente (SJPA), que abriga animais abandonados e os ajuda a achar novos lares.

No dia 9 de dezembro, membros do Diretório estarão no Bairro São Pedro, arrecadando doações de materiais de limpeza, jornais e rações para cães e gatos. Já no dia 12, será realizada uma visita ao abrigo para ajudar na limpeza do local. Interessados em doar antes da data devem entrar em contato via Instagram com os membros do DACBio. É possível ainda fazer doações via PIX via QR Code.

Ana Clara Ciscotto, voluntária da SJPA, destaca que, devido à pandemia, o número de doações e voluntários diminuiu bastante, enquanto o número de animais abandonados aumentou consideravelmente. De acordo com dados de setembro de 2021 do Canil Municipal, houve um aumento de 20% no abandono de pets em Juiz de Fora desde o início da pandemia.

A ONG só sobrevive graças aos voluntários e ações solidárias. Várias instituições estão sempre tentando ajudar de alguma forma, seja com doações de ração ou dinheiro. Qualquer ajuda já faz uma diferença gigantesca, porque podemos comprar remédio, ração, produtos de limpeza, tudo isso para fornecer o mínimo para os animais.

Para Pietra Malfitano, aluna de Ciências Biológicas, membro do Diretório e uma das organizadoras do Biotrote, um projeto deste precisa constantemente ser apoiado, para que possa ser continuado e ajudar outros animais. Por depender exclusivamente de doações para se sustentar, iniciativas assim podem ajudar o abrigo em maior escala

Ela ainda reforça que a identidade e a tradição do curso de Ciências Biológicas da UFJF é mantida e reforçada através do trote solidário, sendo uma forma de garantir que ações positivas sejam perpetuadas para os próximos calouros, impactando positivamente o mundo ao nosso redor. É importante que os alunos do curso entendam que suas atitudes vão para além do meio acadêmico e que eles podem ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.

ONG SJPA
A SJPA existe há 35 anos, tendo sido fundada por Maria Elisa Souza, e tem como foco a proteção de animais animais abandonados. Atualmente o abrigo conta com mais de 500 animais. Mais informações podem ser encontradas no Instagram e no Facebook da SJPA.

Como participar e doar