Ação acontece das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação, no campus (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, neste sábado, 27, das 9h às 14h, o drive-thru para a aplicação de vacinas contra a Covid-19. Serão disponibilizadas primeiras, segundas e doses de reforço para a população, conforme calendário da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Podem receber a primeira dose pessoas de 12 anos ou mais que, por qualquer motivo, não tenham recebido a dose inicial anteriormente. Já a segunda dose da Pfizer foi adiantada para quem recebeu a primeira até 29 de outubro. As segundas doses de AstraZeneca e Coronavac seguem a data descrita no cartão.

Pessoas de 18 anos ou mais que receberam a segunda dose até o dia 27 de junho ou em data anterior podem receber a vacina de reforço, enquanto os imunossuprimidos recebem a dose de reforço 28 dias após a aplicação da segunda dose.

A modalidade drive-thru acontece no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Apenas residentes no município podem participar da iniciativa.

Documentação
As pessoas que vão receber a primeira dose devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto, como, por exemplo, documento de identidade ou carteira de motorista, e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade. Também é obrigatória a apresentação  do comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação, e da ficha de vacinação impressa e preenchida.

Os adolescentes que não tiverem o documento de identidade, podem apresentar a certidão de nascimento. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem vai ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de residência.

As pessoas que vão receber a segunda dose ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.

Além disso, é necessário que todos que vão ser vacinados levem  impressa e preenchida a Ficha de Vacinação, cujo modelo está disponível no site da PJF.

Recomendação
Vale lembrar que quem se vacinou contra Influenza e tem direito de se vacinar também contra a Covid-19 deve esperar pelo menos 14 dias. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.

Outras informações sobre o calendário de vacinação dos próximos dias, assim como, os locais de aplicação dos imunizantes, podem ser acompanhadas no site da PJF.

Ação conjunta
A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores; estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas unidades básicas de Saúde (UBSs); técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh); e residentes em Enfermagem.

A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores das faculdades de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Farmácia da UFJF. Participam também, residentes das áreas de Farmácia; Fisioterapia; Enfermagem; Serviço Social; Odontologia; Economia; e Administração; e trabalhadores da Cossbe e do HU. A iniciativa é acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf