Software verifica TCCs, dissertações, teses e artigos científicos (Foto: Canva)

Para fortalecer a cultura de integridade e ética no ambiente acadêmico, bem como a produção e a divulgação de pesquisas de qualidade, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece, para estudantes e orientadores da graduação e da pós-graduação, o uso do programa iThenticate, um software voltado para a identificação de plágio em textos acadêmicos. A utilização é destinada para trabalhos de conclusão de curso (TCCs), dissertações, teses e artigos científicos derivados de projetos desenvolvidos na Universidade. 

Para solicitar o acesso ao iThenticate, alunos e professores devem preencher um formulário on-line e, em caso de maiores dúvidas, entrar em contato pelo e-mail similaridadeufjf@gmail.com. O oferecimento é realizado por meio da parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd); ambas reforçam que é garantida a confidencialidade de dados e informações enviadas. 

“Essa iniciativa é uma forma de difundir uma das boas práticas acadêmicas que são fundamentais para a formação completa de nossos estudantes, a redação de texto com o compromisso com originalidade. O uso destas ferramentas de escrita possibilita a análise crítica de textos e a correção de trechos que possam apresentar similaridade com outros documentos disponíveis nas redes”, explica a professora Priscila de Faria Pinto, da Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF.

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, faz coro à colega e acrescenta que o uso do programa, mais do que prezar pela vigilância anti-plágio, é essencial para o processo educativo dos estudantes desde os primeiros passos na universidade. “Essas práticas e aprendizagens nos conduzem ao fortalecimento da ética na universidade e permitem qualificar, ainda mais, a produção de conteúdos acadêmicos e científicos na nossa instituição.”

Outras informações:
Formulário para solicitar acesso ao iThenticate
similaridadeufjf@gmail.com