Professor da Faculdade de Letras desde 1991, Edimilson Pereira ganha com o livro “Front” como melhor romance do ano (Foto: Carlos Mendonça)

O professor da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Edimilson de Almeida Pereira, foi o vencedor da 14ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Com o romance “Front”, publicado pela Editora Nós, Pereira concorreu com outros nove candidatos na categoria de “Melhor Romance do Ano”. No total, 281 obras foram inscritas na premiação, que paga R$ 200 mil a cada um dos vencedores, maior valor oferecido no cenário nacional.

Em formato de prosa poética, “Front” narra a trajetória de um homem que se cria a partir dos escombros de uma cidade hostil e violenta, a partir dos estilhaços de uma vivência de violência, abandono e desigualdade. Pereira conta que tal prosa está relacionada com uma série de reflexões que vem desenvolvendo ao longo dos anos, conectadas a autores e autoras com os quais mantém contato em processos de leituras e de sala de aula como professor, debatendo e discutindo com estudantes da UFJF. “O romance é sequência de um largo processo histórico e social em que os discursos de várias pessoas se entrelaçam”, resume.

Depois de mais de 30 anos dedicados à poesia, o professor lançou, em dezembro de 2020, seu primeiro romance, “O Ausente”, pela Editora Relicário, que, inclusive, está concorrendo ao Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. No mesmo mês, publicou “Um corpo à deriva”, pela Macondo. Por fim, lançou “Front”, finalizando a bem sucedida trilogia. “Quando um livro concorre nesses certames literários, como o prêmio São Paulo, o que se ressalta é o reconhecimento de quanto a literatura é importante. Me parece que a etapa final e as que precederam procuravam reconhecer e compreender a literatura como grande expressão de experiência humana e de busca por linguagens”, observa o agora romancista, docente da Faculdade de Letras desde 1991.