Dentre os mais de 3 milhões de inscritos na edição 2021 do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) cuja primeira prova foi aplicada no último domingo, 21 de novembro, 57 são estudantes e jovens trabalhadores que encontraram no Cursinho Comunitário Camponês e Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (CCCP/UFJF) a oportunidade de obter o reforço necessário para a realização do sonho de ingressar no ensino superior.

No próximo domingo, 28, todos retornarão às salas de aula para a segunda e última prova que abordará questões relacionadas à ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. “Estamos agora na reta final. Nesses últimos dias, o ideal é revisar os conteúdos mais importantes e fazer exercícios de provas de anos anteriores. Para além disso, orientamos que os estudantes tentem relaxar, se alimentar bem e descansar no dia anterior à prova. O exame é exigente quanto ao conteúdo cobrado e também do ponto de vista físico e psicológico”, destacou o professor Lucas Pacheco, professor do curso de Administração da UFJF-GV e coordenador do CCCP.

Para auxiliar os estudantes, foi criado um perfil no instagram com dicas e materiais especialmente preparados pelos educadores e educadoras do CCCP. “Escolhemos o Instagram como o principal meio de comunicação com a comunidade externa (para além dos jovens beneficiados com o projeto). Nossa equipe de comunicação tem feito publicações constantes com conteúdos relacionados às disciplinas que caem no Enem, dicas sobre estudo e sobre a prova, questões relacionadas ao simulado aplicado pelo CCCP, mensagens de incentivo para a realização das provas, etc. Com a proximidade do exame, intensificamos essas publicações. Esse trabalho tem permitido a construção de um acervo interessante, o qual continuará sendo alimentado e poderá ser acessado nos anos seguintes”, explicou Lucas Pacheco.

Em razão da pandemia de Covid-19 e da prevenção sanitária, o projeto de extensão do campus Governador Valadares precisou fazer algumas adaptações. Além disso, de acordo com os organizadores, a atual crise econômica e os altos níveis de desemprego, precarização do trabalho e pobreza, também afetaram as atividades, pois fomentaram o desinteresse em grande parte da juventude quanto ao acesso ao ensino superior. “Muitos e muitas jovens necessitam hoje focar em fontes alternativas de renda. Em conjunto, todos esses elementos impõem grandes desafios para o Cursinho. Tivemos que rever nossas formas de atuar, fizemos testes com diferentes formatos e chegamos a um modelo mais aprimorado, mas que segue aberto a ajustes permanentes. Nesse processo, conseguimos construir um formato de ensino remoto que, dentro das nossas limitações, permitiu a construção de uma rede de apoio on-line na preparação para as provas do Enem, rede essa voltada especialmente para estudantes de escolas públicas e jovens trabalhadores”, destacou.

Para atender aos 57 estudantes que ingressaram no cursinho, existe uma equipe formada por dois servidores da UFJF-GV (um docente e um assistente social) e 21 estudantes envolvidos (duas bolsistas e 19 voluntários). Existe ainda o apoio e a participação de mais voluntários, como parceiros externos e ex-estudantes da UFJF que permanecem atuantes mesmo após suas formaturas. São cerca de 35 pessoas na condução do projeto e que desejam muito sucesso a todos os estudantes no próximo domingo. “Esperamos encontrá-los(as) ano que vem na Universidade! Aproveito também para reforçar a importância da Universidade Pública e de projetos de educação popular como o CCCP. Nosso principal objetivo é contribuir com a popularização do acesso ao ensino superior no Brasil (especialmente na região de Governador Valadares). Nesse processo, defender a universidade pública é fundamental. Ela precisa ser valorizada e ampliada, para que possa funcionar efetivamente como um espaço de formação cidadã e acadêmica para a totalidade da juventude da classe trabalhadora (em toda a sua diversidade de cor, gênero, etnia e orientação sexual)”, concluiu Lucas.