Neste domingo, 21 de novembro, acontece o primeiro dia de provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste dia, os inscritos respondem a 90 questões objetivas, sendo que 45 delas são relacionadas ao conhecimento sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e as demais sobre a aplicabilidade das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, também será cobrado dos candidatos uma redação com uma proposta dissertativa-argumentativa.

Antes da realização das provas é aconselhável que o estudante conheça o local de exames para que não haja nenhum imprevisto, considerando que os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Neste domingo, 21, a duração da prova é de 5h e 30 minutos, e será realizada das 13h30 às 19h.

Os candidatos deverão permanecer, no mínimo, duas horas nas salas de aplicação de exames e só poderão sair após as 15h30. Entretanto, para que seja possível levar o caderno de provas para casa é necessário que fique no local até as 18h30.

É importante destacar que os participantes que se inscreveram na segunda chamada do Enem, que ocorreu entre 14 a 26 de setembro, terão a data de aplicação diferenciada dos demais. Neste caso, esses candidatos farão as avaliações nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Para aqueles que pretendem ingressar em alguma universidade federal, a realização do Enem é indispensável, pois a nota é usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde estarão abertas as vagas das instituições, inclusive da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pelo Sisu, metade das vagas são destinadas a candidatos de escola pública.

Cartão confirmação

Já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na Página do Participante, o cartão confirmação de inscrição. No documento, estão: nome completo do candidato, número da inscrição, CPF, opção de Língua Estrangeira, datas e horários das provas, local e endereço de realização do exame – número, prédio e sala – e instruções para realização da avaliação.

Não é obrigatório imprimir o cartão de confirmação de inscrição do Enem, mas é importante tê-lo à mão no dia das provas, pois ajuda a encontrar sala de prova em que o estudante está alocado mais rapidamente.

Documentação

Para a realização das provas só serão aceitos documentos de identificação original e com foto: Carteira de Identidade; Carteira de Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive para aqueles reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório ou o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação.

Para os participantes impossibilitados de apresentar a via original da documentação exigida, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, o candidato só poderá realizar as provas, desde que apresente o boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame; e submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

O participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificado, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.

Organize-se

De acordo com a página do Inep, alguns itens são obrigatórios para que o estudante realize as provas: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; documento de identificação válido; e máscaras de proteção contra a Covid-19.

Além disso, o Instituto aconselha que o candidato leve álcool em gel, o cartão de confirmação de inscrição e a Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

Prevenção

Como medida de prevenção à covid-19, o Inep seguirá protocolo de biossegurança durante a aplicação do exame. O uso de máscara de proteção, cobrindo totalmente nariz e boca, será obrigatório durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova, sendo permitido retirá-la apenas no momento da identificação, antes de acessar a sala de prova, para beber água e para se alimentar.

É permitido que o participante leve máscaras reservas para trocar durante a aplicação, bem como frasco de álcool líquido ou em gel para higienizar as mãos. O Inep também recomenda que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.

Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.

Cuidado para não ser eliminado

Um envelope será fornecido ao candidato pelo aplicador de prova para que objetos e demais itens pessoais possam ser guardados, entre eles, óculos escuros, boné, lápis, lapiseira, relógio, dispositivos eletrônicos, celulares, chaves, fones de ouvido, etc. Veja aqui as orientações completas.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf