Cartilha traz informações sobre saúde bucal e promoção em saúde. (Foto: reprodução)

Estudantes e docentes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) participaram, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, da criação da cartilha “Saúde bucal: cuidados e principais doenças”. O material é uma realização do projeto de extensão Sorriso do Amanhã, da UFJF-GV, e traz conhecimentos de prevenção e promoção de saúde bucal, com orientações sobre escovação, cuidados infantis, doenças bucais, sintomas e tratamentos, entre outros tópicos.

Segundo a professora Janaína Gomes, a cartilha é uma das diversas atividades realizadas pelo projeto na região de GV. As ações do grupo envolvem escolas e pré-escolas municipais, e têm como públicos-alvo estudantes, servidores e famílias de alunos, visando contribuir para a melhoria das condições de vida e à apropriação do conhecimento sobre o processo saúde-doença, incluindo fatores de risco e proteção à saúde.

A coordenadora do projeto explica que o material “tem como objetivo expandir essa rede de informações para além dos muros da escola, com o intuito de alcançar a comunidade acadêmica e a população em geral. Esperamos que as informações presentes na cartilha possibilitem a reflexão sobre os hábitos de saúde, a fim de transformá-los, buscando a conquista da autonomia nos cuidados com a higiene bucal, sem esquecer que consultas periódicas ao cirurgião-dentista são de suma importância para manutenção da saúde”. As ações do grupo são realizadas em parceria com o programa Transformando Vidas, da UFJF-GV.

O projeto Sorriso do Amanhã
Em atividade desde 2018, a equipe promove ações de educação em saúde, como elaboração e distribuição materiais; capacitação dos professores e auxiliares, com discussão de temas relevantes sobre saúde bucal e treinamento para execução de escovação supervisionada nas crianças; instruções de higiene bucal com macromodelos e fantoches; jogos educativos; roda de música sobre escovação; distribuição de kits de higiene bucal e escovação supervisionada nas crianças.

O projeto direciona atividades em instituições de educação de Governador Valadares e região, como a Escola Municipal Dom Bosco, em Xonin de Cima, e a Escola Municipal Vicente Petronilho de Oliveira, situada em Córregos do Bernardo. “Devido à pandemia, nossas ações foram conduzidas de forma remota com postagens educativas nas redes sociais do projeto e da escola, envio de mensagens e vídeos aos alunos, familiares e servidores, e por meio de reuniões online”, finaliza Janaína.