Prefeita Margarida Salomão retorna à Fale para aula comemorativa (Foto: Arquivo/UFJF)

Em comemoração aos 70 anos da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será realizada uma Aula Celebrativa com a presença da atual prefeita municipal e ex-reitora da Instituição, Margarida Salomão. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 17, às 19h, e será transmitida pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Linguística, no Youtube.

De acordo com a professora Luciana Teixeira, o evento, organizado por meio de parceria entre a Fale e o PPG-Linguística, rememora a história da faculdade, desde a criação da Faculdade de Filosofia e Letras (Fafile), em 1951, seguindo-se a integração do curso à UFJF, quando passou a compor o antigo Instituto de Ciências Humanas e de Letras (ICHL), até se tornar uma Unidade Acadêmica, em 2006.

“Esta aula comemorativa é, principalmente, uma homenagem à professora Margarida, que traz em seu currículo 40 anos de dedicação a esta Universidade. Ela ingressou na UFJF, em 1968, como aluna da primeira turma da Licenciatura em Letras e, em 1972, como professora do Departamento de Letras do ICHL, logo após ter concluído a graduação. Fazer esta homenagem a ela é uma forma de reiterar que segue vivo nosso sentimento de que a “Professora Margarida” pertence às Letras, à UFJF. Seu exemplo de luta por um ensino de qualidade e mais igualitário nunca foi tão necessário. No atual contexto político, a voz, o gesto da Margarida Professora, Pró-Reitora, Reitora e Prefeita são resistência contra os ataques à educação, à universidade pública”, destaca Luciana.

Representatividade

A aula celebrativa será ministrada pela professora Margarida Salomão que possui uma história marcada por representatividades, entre elas, o cargo de ex-reitora que iniciou o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e por ter implementado o uso de cotas na Instituição, antes do ato ser lei nacional. Ainda podemos destacar a sua atuação como ex-deputada federal e, atualmente, como prefeita de Juiz de Fora.

A diretora da Faculdade de Letras, Aline Fonseca, explica que a aula comemorativa, ministrada pela Margarida Salomão, é muito simbólica para esses 70 anos de história, diante da atuação da atual chefe do Executivo junto a Instituição, sendo, inclusive, considerada professora emérita da UFJF. Além disso, a presença da ex-reitora reforça o  forte apelo pela defesa da qualidade da educação pública, um dos temas sempre defendidos por ela.

“Esses 70 anos da Fale mostra o pioneirismo do curso, pois foi um dos primeiros a integrar uma instituição de ensino superior na cidade, ainda na década de 1950. A história da graduação mostra esse pioneirismo no município e, consequentemente, sua relevância para Juiz de Fora e para toda a região”, afirma Aline.

Da Fafile para a Fale

A professora da Faculdade de Letras recorda que o primeiro curso de Licenciatura em Letras da UFJF teve sua origem na extinta Fafile, fundada por meio do Decreto Federal 30.160, de 12 de novembro de 1951, que criou, na ocasião, os cursos de Ciências Sociais, Geografia, História e Letras Clássicas. 

“Com a fundação da UFJF na década de 60, o curso de Letras da Fafile foi incorporado à UFJF em 1968 e, em decorrência, a então Licenciatura em Letras passou a integrar o Instituto de Ciências Humanas e de Letras (ICHL), que oferecia também, inicialmente, os cursos de Filosofia, História, Geografia, Ciências Sociais e Ciência da Religião, passando a ofertar, ainda na década de 90, os cursos de Psicologia e Turismo”, destaca Luciana.

Em 2006, a Fale consolidou seu desligamento do Instituto de Ciências Humanas e de Letras, que passou a denominar-se Instituto de Ciências Humanas (ICH), efetivando-se, após quatro décadas, o projeto original de um grupo de professores fundadores da UFJF. Entretanto, apenas na sessão de 15 de dezembro de 2005, a Congregação do antigo ICHL aprovou, por unanimidade, a desvinculação de ambos os Departamentos – de Letras (DLET) e Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) – do Instituto, sendo criada a Faculdade de Letras, que passou a ter autonomia fiscal, administrativa e pedagógica. 

“O Conselho Superior da UFJF, em reunião ordinária de 30 de janeiro de 2006, aprovou a Resolução nº 01/2006, por meio da qual foi efetivada a fundação da Faculdade de Letras, cuja criação concretizou uma antiga aspiração de seus professores. No dia 31 de janeiro de 2006, a nova Unidade foi inaugurada pela Diretora, Profa. Terezinha Maria Scher Pereira, e pela Vice-Diretora, Profa. Marta Cristina da Silva”, acrescenta Luciana,

Atualmente, a Fale oferta Licenciaturas únicas em Português e respectivas literaturas (noturno); Espanhol e respectivas literaturas (noturno); Inglês e respectivas literaturas (integral); Letras-Libras (noturno); e ainda as Licenciaturas duplas em Português-Francês e respectivas literaturas (integral); Português-Italiano e respectivas literaturas (integral); e Português-Línguas Clássicas e respectivas literaturas (integral), além do Bacharelado em Letras – Tradução.

Impacto social

Segundo Luciana, é um privilégio ter estudado e compor o corpo docente de uma Faculdade, que estando no interior mineiro, oferta cursos cujo padrão explica o que representa uma Universidade pública e de qualidade como a UFJF. “Nossa Faculdade de Letras teve aprovado, em julho de 2006, o primeiro programa de pós- graduação do interior de Minas a oferecer os cursos de mestrado e doutorado na área de Estudos Literários. Nós recebemos alunos de graduação e de pós-graduação de diversas regiões, principalmente da Zona da Mata mineira. Juiz de Fora sempre foi o centro de convergência dos interesses econômicos e educacionais dessa região.” 

O lema da UFJF – Lvmina Spargere – em latim, “espalhar a luz”, é muito vivo dentro da Faculdade de Letras. De acordo com a professora, agora mais do que nunca, o desenvolvimento intelectual requer investimento contínuo em pesquisa, ensino, extensão, cultura, comunicação e internacionalização, sendo o objetivo maior da instituição a promoção da inovação tecnológica e acadêmica. “A trajetória da Fale é a de uma geração vitoriosa, que viveu a redemocratização e a consolidação do campus da UFJF nos anos 80 e 90: a geração do movimento docente, das eleições nas universidades, da democracia na universidade, da excelência acadêmica – uma luz intensa para toda a região, sem dúvida”, destaca.

Celebração

Para celebrar a data, outros eventos foram realizados para rememorar a trajetória da Faculdade. Entre as atividades festivas, o Centro Acadêmico Murilo Mendes organizou a “VIII Semana de Letras”, realizada remotamente entre os dias 18 e 22 de outubro, recebeu professores convidados, contou com a apresentação de trabalhos e ofertou minicursos. “A Semana abordou as relações entre Linguagem e Política, as possibilidades de atuação do profissional de Letras e as diferentes inovações em pesquisas da área”, aponta Luciana.

A professora também reforça que a Cerimônia de Encerramento da Semana de Letras deste ano homenageou professores que fizeram e ainda fazem parte da história do curso de Letras. “Na oportunidade, eles compartilharam experiências, curiosidades e feitos exitosos das Letras da UFJF nestes anos de existência. É possível acessar os vídeos das principais sessões da programação do evento no YouTube.

Outras informações: Faculdade de Letras (Fale)