Curso completa dez edições

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), organiza a décima edição do Fala Ciência, curso de comunicação pública da ciência e tecnologia que acontece na próxima quinta-feira, 18 de novembro, transmitido pelo canal oficial do evento no Youtube. Destinadas a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e demais interessados em tornar acessível os conhecimentos e os processos científicos, as inscrições são gratuitas e realizadas pela plataforma Sympla. A participação confere certificado.

“Este ano, o curso Fala Ciência chegou à marca de dez edições, o que demonstra a solidez e a importância do projeto de formar novos divulgadores e capacitar profissionais que, sejam eles da comunicação ou da pesquisa, se dedicam a aproximar a ciência da sociedade”, destaca a jornalista da UFJF e coordenadora da RMCC, Bárbara Duque. “É importante falar sobre o caráter político da divulgação da ciência. Mostrar muito mais do que resultados de pesquisa, mas as implicações do processo de desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo, assim, para a formação cidadã e para o aprimoramento do próprio fazer científico.”

Programação
A abertura do Fala Ciência tem início às 9h e conta com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro; a assessora da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Funed, Nayane Brader, também integrante do comitê coordenador da RMCC; e a pesquisadora da Funed e co-fundadora da Liga da Ciência Preta Brasileira, Luciana Silva, que abordará a importância da ampliação das vozes negras na ciência, lembrando o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. 

Em seguida, das 9h30 às 11h, o professor e divulgador científico Yurij Castelfranchi (UFMG) explica a importância e os motivos pelos quais deveríamos formar um ecossistema de divulgadores da ciência, além de como atuar contra a desinformação e o negacionismo. A apresentação será mediada por Lea Medeiros (UFV/RMCC). Ainda na parte da manhã, entre 11h e 12h30, Valéria de Fátima Raimundo (UFMG) e Denise Nacif Pimenta (Fiocruz-MG) demonstram boas práticas de divulgação científica desenvolvidas por instituições mineiras. Desta vez, o mediador é Daniel Ovigli (UFTM/RMCC).

Já na parte da tarde, das 14h às 15h30, Dilian Caiafa (Fundep) e Mariana Lacerda (Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG) debatem as possibilidades de financiamento coletivo como estratégia complementar para a arrecadação de recursos para bons projetos. A mediadora do debate será Tacyana Arce (Fundep/RMCC). Para o encerramento, às 15h30, Fábia Lima (UFMG) e Paulo Basílio (PUC-MG) discutem os desafios das assessorias de comunicação das instituições em lidar com a proliferação de perfis institucionais nas plataformas digitais. A mediação será de Marcus Vinicius dos Santos (UFMG/RMCC).

Outras informações:
Inscrições para o 10º Fala Ciência
Canal oficial do Fala Ciência no Youtube

Programação completa