Diante dos avanços da vacinação no país e no município de Juiz de Fora, a quadragésima edição do boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos aponta para a importância do atual momento crucial da pandemia de Covid-19. Publicado nesta última quarta-feira (10), o documento é desenvolvido por pesquisadores da UFJF e divulgado quinzenalmente. 

É preciso ter cautela: “Precisamos continuar avançando com as aplicações de segundas e terceiras doses para chegar a um momento com uma ou mais semanas sem registro de novos óbitos”, Marcel Vieira

Para Marcel Vieira, coordenador da plataforma e professor do departamento de Estatística do ICE, ainda é preciso ter cautela: “Ao mesmo tempo em que estamos bastante avançados com a vacinação, temos observado uma gradual queda do número de casos e de óbitos, além da redução das taxas de ocupação dos leitos hospitalares. Entretanto, precisamos continuar avançando com as aplicações de segundas e terceiras doses, sobretudo para chegar a um momento com uma ou mais semanas sem o registro de novos óbitos para esta doença”, explica. 

Dados epidemiológicos do boletim

No dia 08 de novembro, Juiz de Fora tinha 47.367 casos de Covid-19 confirmados e 2.037 óbitos relacionados à doença; configurando assim um aumento de 1,15% e 0,9%, respectivamente, ao período de quatorze dias anteriores. Durante a 44ª semana epidemiológica, que é compreendida entre os dias 31 de outubro e 06 de novembro, o município registrou 271 novos casos e 10 vidas perdidas – um aumento de 27,8% e uma redução de 9,1% aos números de duas semanas atrás, respectivamente. 

Na mesma semana, o nível de transmissão da doença na cidade diante da classificação disponibilizada pelo CDC norte-americano foi classificado como “moderado”. Após várias semanas com a indicação de transmissão no nível “elevado”, houve o registro de 46,9 casos por cem mil habitantes no período – número este que permitiu o rebaixamento do nível, tendo em vista que na 42ª semana epidemiológica, foi observado o número de 66,3 casos por cem mil habitantes.

Ao considerar a projeção da população do município pelo IBGE para 2021, estima-se que 77,0% dos habitantes receberam a primeira dose, 63,6% receberam as duas doses ou a vacina de dose única e 8,5% receberam a dose de reforço. 

Variações positivas e negativas nas médias móveis de casos e óbitos

Foi verificado um aumento de 9,3% na média móvel dos últimos sete dias para casos novos na cidade. Em 08 de novembro, o número era de 52,9 casos por dia; contra a média de 48,4 casos diários em 25 de outubro. Por outro lado, a média de casos suspeitos apresentou uma queda de 24,3% no mesmo período – com a evolução de 105,1 casos, no dia 25 de outubro, para 79,6 casos no dia 8 de novembro. 

Já a média móvel do número de óbitos apresentou uma leve queda de 5,0%. No dia 25 de outubro, a média era de 2 óbitos por dia. Duas semanas depois, no dia 08 de novembro, foi registrada a média de 1,9 óbitos por dia. Vieira avalia que esta pequena flutuação nos índices é esperada “uma vez que ainda não atingimos a cobertura vacinal necessária para um maior controle da pandemia”, conclui. 

Avanço da vacinação com segundas e terceiras doses

Até o dia 09 de novembro, foram aplicadas 860.695 doses de vacinas contra Covid-19 em Juiz de Fora. Deste quantitativo, 444.607 são primeiras doses, 353.220 segundas doses, 14.866 doses únicas e 49.002 terceiras doses para grupos que podem receber o reforço vacinal. Ao considerar a projeção da população do município pelo IBGE para 2021, estima-se que 77,0% dos habitantes receberam a primeira dose, 63,6% receberam as duas doses ou a vacina de dose única e 8,5% receberam a dose de reforço. 

Cobertura vacinal completa de Juiz de Fora continua superior à do Brasil que atingiu 57,1%

No país, esses percentuais são de 73,3%, 57,1% e 5,1% respectivamente. Desta forma, esses números indicam que a cobertura vacinal de Juiz de Fora continua superior à do Brasil. Foram aplicadas 752 primeiras doses, 16.494 segundas doses, 36 doses únicas e 11.723 doses de reforço no município na 44ª semana epidemiológica, totalizando assim 29.005 doses no período. Entretanto, o boletim aponta uma redução de 14,4% no total de doses aplicadas em relação à semana anterior.

Redução da ocupação de leitos de UTI dedicados à Covid-19

Diante dos dados disponibilizados pela Prefeitura de Juiz de Fora, no dia 09 de novembro, o município contava com 92 pessoas hospitalizadas por Covid-19 e 43 leitos de UTI dedicados à doença ocupados – uma redução de 17,9% e 15,7%, respectivamente, em comparação ao dia 26 de outubro, quando 112 pacientes estavam hospitalizados em decorrência da doença e 51 leitos intensivos eram ocupados.  

Ainda no dia 09 de novembro, a taxa de ocupação geral das UTIs era de 68,6%; enquanto que no dia 26 de outubro, a taxa era de 66,6%. De acordo com Vieira, a redução do número de leitos ocupados é um dos reflexos positivos da evolução da vacinação. “O número de casos tem reduzido e também a gravidade dos casos tem reduzido. Mas isso não significa que todos os casos são leves, porque ainda há uma parcela entre os não vacinados e também uma parcela pequena entre os vacinados que acabam adoecendo e desenvolvendo formas mais graves da doença, que podem evoluir para óbitos”, conclui.