Evento acontece no dia 22 de novembro, com transmissão pelo canal do Youtube da Faculdade de Serviço Social (Imagem: Pixabay)

Com o tema “Raça e nação na origem da política social brasileira: união e resistência dos trabalhadores negros”, a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, no dia 22 de novembro, a partir das 19h, a 9ª Semana da Igualdade Racial. O evento tem como conferencista a professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Gracyelle Costa Ferreira, ganhadora do Prêmio Capes de Teses de 2021.

A conferência, com transmissão pelo canal do Youtube da Faculdade, comemora a institucionalização do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra e Dia de Zumbi dos Palmares. A iniciativa é aberta ao público e a inscrição deve ser realizada durante a palestra, a partir de um link a ser disponibilizado pela organização.

Gracyelle é doutora em Serviço Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio doutoral na University of Texas at Austin (EUA). Além disso, é pesquisadora no Núcleo de Estudos e Ações em Políticas Públicas, Identidade e Trabalho (UFRJ) e no Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos (Proafro-UERJ); e associada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Um evento para todos e todas
Professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF e um dos organizadores do evento, em parceria com a professora Elizete MenegatMarco José de Oliveira Duarte ressalta a importância da participação das comunidades interna e externa  à Universidade. Além disso, enfatiza que a 9ª Semana da Igualdade Racial também propõe debates sobre a atuação da povo negro na sociedade e as politicas sociais que buscam auxiliar essa população.

“A questão racial é elemento fundador da questão social em nosso país. Nesse sentido, a luta antirracista, que é histórica, é constitutiva da luta de classes e um enfrentamento necessário para a garantia dos direitos e da democracia. As sociedades capitalistas são marcadas por um Estado racista, sexista, patriarcal, LGBTQIfóbico e heteronormativo, que se expressa, continuamente com suas políticas de morte, ainda mais no tempo presente”, afirma o docente.

A participação no evento dá direito a certificado.

Siga a Pró-Reitoria de Extensão no Instagram.

Outras informações
imprensa.extensao.ufjf@gmail.com