Evento do Programa de Pós-Graduação em Economia acontece entre os dias 17 e 19 de novembro

Evento do Programa de Pós-Graduação em Economia acontece entre os dias 17 e 19 de novembro (Foto: Canva)

Com o objetivo de fomentar e divulgar estudos acadêmicos – bem como reunir economistas, professores e pesquisadores da área –, o IV Encontro de Economia Aplicada (EEA) oferece oportunidades para “trocar conhecimento sobre o estado da arte da teoria econômica e de suas aplicações empíricas à luz dos mais recentes desenvolvimentos metodológicos”, segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), Admir Betarelli. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de novembro e as inscrições, oferecidas gratuitamente, estão abertas. Serão emitidos certificados para os participantes. 

Palestrantes internacionais
O IV EEA contará com palestras de pesquisadores internacionalmente renomados, como o especialista em Economia Regional Carlos Roberto Azzoni (Universidade de São Paulo), o pesquisador em Economia Ambiental e de Recursos, Diego Soares Cardoso (Universidade de Geneva), o especialista em desenvolvimento industrial, Eric Verhoogen (Columbia University) e o diretor do escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe em Montevidéu, José Ganriel Porcile Meirelles

Além das palestras, serão sediadas apresentações de artigos aplicados em áreas como Economia Regional, Economia Social e do Trabalho, Macroeconomia Aplicada e Organização e Mercado. Para os organizadores, em uma conjuntura de graves consequências econômicas geradas pela pandemia, o ambiente acadêmico pode servir como berço de novas perspectivas de evolução. “Esperamos que o IV EEA receba estudos aplicados de diversos pesquisadores nacionais e internacionais, cujas discussões podem ser contemporâneas ao abordar problemas econômicos que se agravaram diante do contexto pandêmico, em áreas como violência, saúde, educação, condições de negócios, finanças, macroeconomia, economia internacional, desenvolvimento econômico, desigualdade regional e de renda”, afirmou Betarelli.

Sobre o evento
Também integrante da comissão organizadora do EEA, Betarelli explica que o evento procura fortalecer o conhecimento gerado dentro das áreas de pesquisa em Economia na UFJF a partir da interação dos professores e alunos do corpo do programa com pesquisadores externos que possuem reconhecida experiência internacional. O encontro é organizado por meio de uma parceria do PPGE e da Coordenação de Suprimentos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Outras informações
Página do IV Encontro de Economia Aplicada