Eento acontece nos dias 10 e 11 de novembro; inscrições podem ser feitas até terça-feira, dia 9 (Foto: Via Visualhunt)

O Projeto Buddy, iniciativa discente e autônoma, voltado para apoio, recepção e troca de aprendizados entre estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e estudantes internacionais, promove a primeira edição do evento InterBuddy nos dias 10 e 11 de novembro, das 18h às 20h, com a presença de convidados e dinâmicas interativas. As inscrições devem ser feitas, até terça-feira, 9 de novembro, por meio de formulário eletrônico.

Segundo a coordenadora do projeto, Luiza Modesto, aluna do curso de Turismo, o objetivo do evento é apresentar e divulgar o Buddy para a comunidade acadêmica, sobretudo para os novos estudantes que chegam à UFJF, e trabalhar o tema da internacionalização e das trocas interculturais que estão presentes em eventos da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), como o Global July.

“No InterBuddy estes aspectos serão abordados de forma mais dinâmica e descontraída para que possamos mostrar que, no próprio campus da UFJF, mesmo com as aulas presenciais parcialmente suspensas, é possível expandir o entendimento sobre a internacionalização”, explica. “A divulgação do projeto é fundamental para que mais estudantes saibam da possibilidade de interagir com estudantes internacionais, com diferentes culturas e idiomas, sem necessariamente participar da mobilidade internacional.”

O evento trará como convidados estudantes que já participaram do Projeto Buddy para compartilharem suas experiências de intercâmbio em casa, uma forma de incentivar a comunidade discente da UFJF a saber mais sobre as ações promovidas pelo Projeto. “Esperamos que essas experiências incentivem as pessoas interessadas na área de internacionalização a participarem, seja diretamente como Buddy ou coordenador, seja indiretamente como colaborador (ofertando moradia para estudantes internacionais)”, enfatiza Luiza.

Projeto Buddy
O Projeto Buddy, que conta com a parceria da DRI, é inspirado em experiências como a do programa Erasmus e tem como objetivo apoiar e recepcionar os estudantes internacionais da UFJF a se estabelecerem em uma nova cultura, e auxiliá-los nos processos burocráticos da instituição. É realizada uma seleção rigorosa para a escolha dos “Buddies”, estudantes da instituição que, em condições presenciais, acompanham os estudantes internacionais e atuam do auxílio na criação de laços de amizade com o intercambista – uma pessoa de confiança para ele – até a fazer seu Registro de Estrangeiro, CPF, e carteirinha de estudante, ou mesmo apresentar pontos turísticos da região, entre outros. A meta do projeto é criar conexões e proporcionar aos intercambistas uma experiência de intercâmbio mais proveitosa.

Confira a programação do evento
10/11 – 18h
– Jhúlia Caballero participou do Projeto diversas vezes como buddy e vai compartilhar histórias vividas por ela com intercambistas.
– Edmárcia Andrade é servidora da DRI e abordará a importância da  internacionalização em casa.

11/11 – 18h
– Renata Paschoalim, uma das fundadoras do Projeto Buddy, falará sobre o início e consolidação do programa na Universidade.
– Leonardo Vasconcellos, coordenador geral do Projeto Buddy em 2019 e atualmente realizando doutorado no Japão, contará sobre como o Projeto o preparou para uma experiência no exterior.

Instagram (abre em nova janela)
Facebook (abre em nova janela)