Acontece neste sábado, dia 6, mais uma edição do drive-thru para a aplicação de vacinas contra a Covid-19 no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta edição, serão disponibilizadas primeiras doses para todos os cidadãos com mais de 12 anos; segundas doses de Astrazeneca para aqueles que deveriam ter se imunizado até o dia 20 de outubro ou data anterior; de Coronavac para os aprazados até o dia 6 de novembro ou data anterior; e de Pfizer para quem foi vacinado até o dia 11 de setembro ou antes.

Além disso, a ação também aplicará a dose de reforço em  idosos com 60 anos ou mais que receberam a segunda dose há seis meses (a partir da data que está no cartão), para imunossuprimidos e profissionais da saúde com 29 anos ou mais e que receberam a segunda dose há seis meses. Imunossuprimidos que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias seguem sendo vacinados.

A modalidade drive-thru, acontecerá das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) – situado na rua José Lourenço Kelmer s/n, Bairro São Pedro. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. Apenas residentes no município podem participar da iniciativa.

Documentação

As pessoas que vão receber a dose de reforço devem levar os  documentos, que são obrigatórios, para receberem a vacina. Seguindo normas técnicas do Estado e do Ministério da Saúde, a PJF está vacinando com a terceira dose todos os trabalhadores da saúde de Juiz de Fora com o imunizante Pfizer. A documentação exigida está no site da PJF e deve ser entregue no ato da vacinação.

O trabalhador de saúde com vínculo ativo nos serviços de saúde deve entregar o Termo de Responsabilidade da Instituição e do Profissional, além da cópia dos documentos pessoais. Já o trabalhador autônomo, deverá apresentar o Termo de Responsabilidade Autônomo e Profissional, além dos documentos pessoais; e o cuidador de idoso, deve levar no ato da vacinação o Termo de Responsabilidade Familiar e Profissional, juntamente com a cópia dos documentos.

Ressalta-se que o profissional deverá imprimir o termo, preencher, solicitar assinatura e carimbo da instituição a qual está vinculado e/ou família contratante, no caso dos cuidadores de idosos. Além disso, é preciso apresentar a documentação já preenchida junto com a cópia dos documentos pessoais como identidade e comprovante de residência nos pontos de vacinação. Todas as pessoas para se vacinar devem apresentar também a ficha de vacinação preenchida com os seus dados pessoais.

As pessoas que vão receber a primeira dose devem apresentar documentos de identificação com foto – originais e cópias -, como, por exemplo, documento de identidade (RG) ou carteira de motorista, e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, a ficha de vacinação preenchida, além do comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação.

Os adolescentes que não tiverem estes documentos podem apresentar a certidão de nascimento, além do comprovante de residência. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem vai ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de residência. Também reforça-se a necessidade de levar o formulário impresso, cujo modelo está disponível no site da PJF.

As demais pessoas que vão receber a segunda dose ou os idosos que vão receber a dose de reforço precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, para poder receber a dose de reforço devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose.

Recomendação

Vale lembrar que quem se vacinou contra Influenza, e tem direito de se vacinar também contra a Covid-19, deve esperar pelo menos 14 dias. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.

Outras informações sobre o calendário de vacinação dos próximos dias, assim como, os locais de aplicação dos imunizantes, podem ser acompanhadas no site da PJF.

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), é denominada “Juntos contra a Covid-19”. A equipe de Enfermagem para aplicação das doses é composta por mais de 30 integrantes, entre eles professores; estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas unidades básicas de Saúde (UBSs); técnico-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU/Ebserh); e residentes em Enfermagem.

A equipe conta, ainda, com a colaboração de professores das faculdades de Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Farmácia da UFJF. Participam, também, residentes das áreas de Farmácia; Fisioterapia; Enfermagem; Serviço Social; Odontologia; Economia; e Administração; e trabalhadores da Cossbe e do HU. A iniciativa é acompanhada pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf