Com o tema central “Caminhos da Geografia em tempos de negação da ciência, ataques à democracia e perda de direitos”, será realizado, entre os próximos dias 8 e 11 de novembro, o 8º Seminário de Pós-graduação em Geografia.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento é gratuito e voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e professores de escola básica. Os interessados podem se inscrever até o dia 9 pelo formulário eletrônico. Será emitido certificado de participação para aqueles que cumprirem mais de 60% das atividades.

Serão realizadas quatro mesas-redondas e duas conferências transmitidas pelo canal da PPGeo no YouTube. Além disso, serão oferecidos minicursos e haverá apresentações de trabalhos submetidos previamente. Contudo, as inscrições para os minicursos e para envio de trabalhos já foram encerradas.

A programação completa pode ser acessada na página do PPGeo no instagram.

Temas abordados

As mesas-redondas abordarão temas como degradação ambiental; desigualdade social; segregação; geopolítica; desafios de se fazer ciência em tempos de negação; e pandemia. Participarão professores da UFJF e de outras universidades do país.

A discente do PPGeo, Ana Beatriz Barbosa destaca a importância de trazer essa discussão à tona para a produção de ciência geográfica. “A partir dos diálogos promovidos no evento acerca dos desafios políticos e epistemológicos do fazer geográfico em nossos tempos, assim como das trocas entre as distintas temáticas e perspectivas de estudo e atuação dos congressistas, pretende-se contribuir com o desenvolvimento de pesquisas em geografia.”

Outras informações: Programa de Pós-Graduação em Geografia