As inscrições para a XVII Olimpíada de Engenharia Civil: pontes on-line – promovida pelo Programa de Ensino Tutorial Civil (PET Civil) da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – estão abertas e terminam na próxima sexta-feira, dia 5, às 12h.

Para se inscrever basta preencher o formulário eletrônico. Podem participar do evento equipes de três a cinco pessoas, formadas por alunos de quaisquer cursos de graduação da UFJF. A equipe vencedora receberá R$ 500, e a segunda colocada R$ 250. O evento acontecerá  entre os dias 8 e 11 de novembro.

“Podem participar equipes formadas por segmentos e equipes de competição da Universidade, sendo também uma ótima forma de poder conseguir verba para as atividades, já que passamos por um momento de escassez de recursos financeiros que fomentam as atividades extracurriculares”, explica o integrante do PET Civil e um dos organizadores do evento, Marcos Paulo Santos da Silva.

Desde 2009, a Olimpíada de Engenharia Civil é realizada anualmente pelo PET Civil com a intenção de levar os participantes a aplicarem o que é aprendido em sala de aula de forma lúdica. Devido à pandemia, o evento foi adaptado e acontecerá totalmente no formato on-line.

“Para o evento deste ano, pensamos em trazer de volta o concurso de pontes. Assim surgiu a ideia de usarmos um jogo de simulação de construção de pontes: o “Poly Bridge 2”. Dentro desse jogo criamos cinco desafios, onde as equipes participantes deverão criar pontes para vencê-los. E estas serão avaliadas de acordo com critérios pré-definidos pela comissão organizadora”, explica Silva.

Além do jogo, será realizado um quiz interativo, pela plataforma “kahoot”, no qual as equipes deverão responder perguntas relacionadas ao tema. Por fim, no dia do encerramento do evento, os grupos deverão desenvolver uma ponte de forma síncrona, dentro do tempo de 40 minutos e, após, apresentá-las para avaliação. O cronograma completo do evento pode ser conferido no Edital do evento.

O quiz interativo tem como objetivo explicar alguns conceitos de como funcionam e para que servem essas obras de artes especiais, como as conhecemos. As perguntas serão baseadas em curiosidades sobre pontes, com o intuito de aguçar os participantes para questões que fazem parte do nosso cotidiano. “Estou muito empolgado para esse evento, porque temos trabalhado muito duro para que tudo saia da melhor forma possível. Acredito que será um evento inovador e uma semana de muito aprendizado e conhecimento para os participantes”, finaliza Silva.

Edital  XVII Olimpíada de Engenharia Civil: Pontes Online.

Formulário de inscrições.

Outras informações: Programa de Ensino Tutorial Civil (PET Civil)