As Toninhas, da espécie Pontoporia blainvillei, são comuns em águas brasileiras e correm sério risco de extinção (Imagem: Projeto Toninha)

O projeto do grupo Aysú Toninha, composto por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ganhou o 2º lugar da Toninhaton – uma maratona de inovação que visa conservar a vida das toninhas, a espécie de golfinhos mais ameaçada de extinção do Brasil. O evento contou com participantes de diversas instituições de ensino do país, foi realizado de maneira remota e coroou três equipes vencedoras, selecionadas para incubação.

A pesquisadora Anne Landine, integrante do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza da UFJF e do grupo Aysú Toninha, explica que o projeto vencedor do 2º lugar é baseado no desenvolvimento de esferas de acrílico de baixo custo que seriam acopladas às redes de pesca, a fim de auxiliar na diminuição da taxa de toninhas capturadas acidentalmente. “Não se sabe porque as toninhas não detectam as redes de pesca, já que esses animais utilizam um aprimorado sistema de ecolocalização”, explica. As esferas aumentam potencialmente a refletividade acústica e, consequentemente, a detectabilidade da rede pela espécie.

Outra iniciativa proposta pelo grupo é o selo “Amigo da toninha”, que será disponibilizado para as cooperativas e estabelecimentos que adquirirem os recursos pesqueiros de pescadores parceiros do projeto, visando uma maior aceitação do uso do dispositivo pelos pescadores e o fortalecimento e estímulo da economia local.

“Sabíamos do potencial das demais equipes e isso gerava certa ansiedade. Conforme avançávamos na competição, o projeto foi evoluindo e amadurecendo. Ficamos muito contentes com o nosso resultado, pois foi a consequência de uma equipe engajada e com muito amor no projeto. Não é à toa que escolhemos Aysú para ser o nome dessa ideia, que significa amor em tupi guarani, a língua que representa os povos originários do nosso país e que são símbolo de cuidado e respeito à natureza”, completou Anne.

Espécie ameaçada de extinção
A espécie Pontoporia blainvillei é comum nas águas brasileiras, argentinas e uruguaias. Seu parente evolutivo mais próximo é o boto-cor-de-rosa, que vive nas águas da Amazônia. Foi descrita pela primeira vez em 1844 pelos naturalistas franceses Paul Gervais e Alcide d’Orbigny, mas vive em nossos mares há mais de um milhão de anos. Hoje, corre sério risco de extinção devido, principalmente, à sua captura acidental por embarcações pesqueiras. O Toninhathon é uma realização da Associação MarBrasil e do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, em conjunto com empresas parceiras que auxiliam na preservação da espécie.

Próximos passos do projeto
Assim como o primeiro e terceiro colocados, o projeto passará por uma fase de incubação pelo Sebrae, quando receberá auxílio em várias áreas de execução do projeto, como suporte técnico e gerencial para desenvolvimento do produto. Posteriormente, acontecerá o período de testes do protótipo, com participação de pescadores. O grupo Aysú Toninha é composto por Natália Rodrigues (UFJF), Yasmin Viana (UFJF), Joice Gomes (UFJF), Raphael Machado (UFJF), Anne Landine (UFJF) e Larissa Dalpaz (Universidade Federal de Santa Catarina).