Reunião foi realizada na última terça-feira, 19. (Foto: Dante Rodrigues)

Além de participar da entrega simbólica do imóvel no bairro São Pedro que passou a ser utilizado pelo departamento de Ciências Básicas da Vida, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora aproveitou a visita ao campus de Governador Valadares para participar de uma série de reuniões com a direção local da instituição e políticos da região.

Na manhã de terça-feira, 21, o reitor esteve na prefeitura de Governador Valadares em uma reunião de trabalho com o prefeito André Merlo e o deputado federal Hercílio Diniz. Acompanhado por gestores do campus GV, Marcus David aproveitou a oportunidade para agradecer ao município pelo apoio à UFJF-GV. “Há uma parceria muito importante entre a universidade e a prefeitura de Governador Valadares e nesta reunião avaliamos projetos em andamento e discutimos novas propostas. Então eu registro todo esse apoio que estamos recebendo da prefeitura e do deputado Hercílio Diniz, como uma forma de consolidar cada vez mais a UFJF aqui em GV”.

Reitor aproveitou a visita a Governador Valadares para conhecer o Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce (Foto: Dante Rodrigues)

Participaram ainda da reunião a secretária municipal de saúde, Caroline Martins Sangali; o secretário municipal de educação, José Geraldo Lemos Prata; o secretário municipal de desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação, Hilton Manoel Dias Ribeiro; e o vereador Jamir Calili. Além do reitor, representaram a UFJF-GV na reunião os seguintes gestores: Ângelo Denadai, diretor-geral; Alex Sander de Moura, vice-diretor; Leandro de Morais Cardoso, diretor do Instituto de Ciências da Vida (ICV); Hugo Lemes Carlo, vice-diretor do ICV; Nathane Fernandes da Silva, diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); e o Secretário Geral da UFJF, Edson Vieira da Fonseca Faria.

No dia anterior, o reitor participou ainda de uma reunião com o deputado federal Leonardo Monteiro e os vereadores Gilsa Santos e Cézar Ribeiro. “É muito importante no processo de consolidação da universidade o apoio de todas as forças políticas da região. O deputado Leonardo Monteiro e os vereadores Gilsa e Cézar colocaram seus mandatos a disposição da UFJF durante as conversas que tivemos sobre projetos em parceria que podem ser muito importantes para a universidade”, destacou o reitor Marcus David.

Para o diretor-geral do campus GV, Ângelo Denadai, a presença do reitor em Governador Valadares permitiu o restabelecimento de alguns contatos e aproximação aos políticos locais que manifestaram um grande apoio no processo de consolidação da universidade. “Não é novidade que vivemos uma situação crítica por conta do nosso campus estar sem infraestrutura própria, mas existe um esforço conjunto dos políticos e da reitoria para que esse processo de consolidação seja acelerado. Foram discutidas estratégias para o avanço de obras que estão paradas ou em ritmo lento, bem como a possibilidade de novas obras. O plano de consolidação do campus será objeto de discussão no Conselho Gestor com base em uma proposta que nós já mostramos ao reitor. Ele se manifestou favorável após apresentar sugestões e críticas construtivas, para que nós possamos aprimorar o plano que deve ser tramitado no Conselho Gestor ainda este ano”, ressaltou.