Estimular alunos de Medicina a aprimorar as habilidades afetivas por meio do teatro e oferecer à comunidade informações sobre a arte teatral são os objetivos do projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Teatro do Afeto: linguagens cênicas na formação emocional, empática e sociocultural do médico diante do seu público. A iniciativa, coordenada pela professora da Faculdade de Medicina, Lígia Menezes do Amaral, é desenvolvida em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o Centro de Educação a Distância (Cead).

Segundo a coordenadora do projeto, Lígia do Amaral, o teatro traz para o aluno de Medicina uma oportunidade de trabalhar as habilidades afetivas, como a empatia; a comunicação; a tomada de decisão rápida e de qualidade; o aumento da bagagem cultural e emocional. Já para a comunidade, o intuito é que o projeto contribua na formação de médicos mais empáticos e envolvidos com as questões da comunidade onde será inserido. Além disso, a ação oferecerá à comunidade informações sobre teatro e produções teatrais.

O curso conta com professores da UFJF das faculdades de Música, Rodolfo Valverde; Comunicação Social, Márcia Falabella; Medicina, Tarsila Ribeiro; e a técnica-administrativa em educação, Liliane Faria. O projeto iniciou com o estudo dos signos do teatro, a imersão em textos clássicos, trabalhos de corpo com o apoio do Grupo Coletivo e parceria com o Grupo Divulgação. Atualmente, o grupo está finalizando um esquete, roteirizado, dirigido, produzido e com atuação dos alunos, que será apresentado no Instagram do Teatro do Afeto.

Além disso, há parceria com a Faculdade de Enfermagem em ações para as campanhas do Outubro Rosa. “Iremos contribuir com a apresentação de um conto do dramaturgo russo e médico, Tchekhov. Este conto trata do universo feminino com toda a delicadeza, sensibilidade e talento de um dos maiores dramaturgos e contistas da história.”

Empatia na Medicina

Um dos extensionistas e aluno do décimo período de Medicina, Matheus Franco Araújo, ressalta como o projeto acrescentou muito na sua rotina de estudante. “Aprendi a ter um olhar diferente sobre as questões da saúde, conectadas com as questões das artes. A ação é engrandecedora. Espero que possamos levar de volta para a sociedade tudo que estamos trabalhando. Hoje já começo a enxergar os pacientes de uma forma diferente e a entender as relações interpessoais de uma forma distinta.”

De acordo com o diretor do Cead/UFJF, Wagner Rezende, é muito significativo apoiar um curso dessa natureza, pois este tema é relevante para todos os profissionais, principalmente para médicos. “Fico feliz em saber que há professores na UFJF preocupados em desenvolver habilidades afetivas nos seus alunos. Um médico empático faz toda a diferença na hora de atender um paciente, é um elemento tão importante quanto a técnica. Este curso é um exemplo para outras unidades acadêmicas. O Centro de Educação a Distância tem muito orgulho de fazer parceria neste projeto. Quanto mais pudermos atender as demandas das unidades acadêmicas, mais estaremos cumprindo o objetivo de ser de fato um Centro que oferece suporte às ações da Universidade.”

Lígia do Amaral finaliza também frisando a importância de cultivar a empatia na formação profissional do médico. “Dentre as ferramentas didáticas capazes de aumentar a empatia está o ensino da arte, já adotado em muitas faculdades renomadas de Medicina pelo mundo. O teatro, em especial, traz a oportunidade de se colocar no lugar do outro, se aprofundar nas emoções e com isso promover o enriquecimento emocional e o autoconhecimento. Além do mais, o teatro acolhe múltiplos talentos, corpos e personalidades diversas, é uma arte muito democrática e inclusiva.”.

Outras informações: (32) 2102-3487 (Cead-UFJF)

www.facebook.com/CeadUFJF

Twitter @Cead_UFJF