Enfatizar como as praças podem ampliar a resiliência das cidades frente às mudanças climáticas, para proporcionar espaços urbanos mais inclusivos, justos e saudáveis. Este é o principal objetivo do evento Praças Urbanas: recomendações para (re)criar espaços resilientes, justos, inclusivos e saudáveis. A iniciativa, organizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com as universidades Federal do Espírito Santo (Ufes), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e de Vilha Velha (UVV), acontece remotamente, nesta quarta-feira, dia 20, a partir das 17h, por meio do canal do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), no YouTube

A programação conta com cinco apresentações, que trarão como temas, respectivamente: O papel das praças no clima das áreas urbanas; Distribuição socioespacial das praças nas cidades; A paisagem sonora das praças e seu impacto nos usuários; Proteção e segurança em praças; e As praças e suas relações na saúde e qualidade de vida da população.

As apresentações contarão com a moderação do professor Klaus Chaves Alberto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFJF.

O evento tem o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e faz parte do Circuito Urbano 2021, que ocorre no contexto do Outubro Urbano, uma iniciativa anual do ONU-Habitat que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (celebrado, neste ano, no dia 4 de outubro) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, comemorado no dia 31 de outubro.

ONU-Habitat

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi criado em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano, social, econômico e ambientalmente sustentável.

A iniciativa está presente no Brasil há mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país. O Escritório Regional para América Latina e o Caribe e o escritório para o Brasil e o Cone Sul estão localizados no Rio de Janeiro. No Brasil, também há equipes fixas em Belo Horizonte (MG), Maricá (RJ), Maceió (AL) e Recife (PE).

Confira a programação completa do evento.