Exame Nacional de Residência acontece no dia 22 de dezembro (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou os editais normativos para a edição 2021 do Exame Nacional de Residência (Enare). A seleção oferece mais de 3.200 vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional, em 81 instituições distribuídas em todo o país. No Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são oferecidas 79 vagas em programas de residência médica.

O Enare 2021/2022 é exclusivo para médicos formados ou formandos em Medicina, cursando o último semestre e com conclusão (Colação de Grau) prevista para até, no máximo, dia 28 de fevereiro de 2022, sendo vedada a participação na seleção de estudantes de Medicina que concluirão o curso após esta data, assim como de médicos não habilitados.

As provas acontecem no dia 12 de dezembro de 2021. As inscrições podem ser realizadas de 20 de outubro a 8 de novembro, com pagamento de R$ 270. Candidatos devem preencher formulário exclusivamente via internet no endereço eletrônico enare.ebserh.gov.br. A isenção da taxa pode ser pedida no  período de 20 a 22 de outubro.

As vagas dos programas com entrada direta no HU-UFJF são: Anestesiologia (4), Cirurgia Geral (4), Clínica Médica (7), Dermatologia (2), Infectologia (1), Medicina de Família e Comunidade (2), Medicina Intensiva (2), Neurologia (4), Obstetrícia e Ginecologia (5), Oftalmologia (2), Ortopedia e Traumatologia (3), Otorrinolaringologia (2), Patologia (2), Pediatria (7), Psiquiatria (4), e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2).

Já as vagas dos programas com entrada a partir de pré-requisitos são: Cardiologia (2), Cirurgia Plástica (1), Endocrinologia e Metabologia (2), Gastroenterologia (4), Hematologia e Hemoterapia (2), Nefrologia (4), Pneumologia (2), Reumatologia (2), e Urologia (1).

Para os programas com entrada com pré-requisito – anos opcionais/área de atuação – são: Ecocardiografia (2), Endoscopia Digestiva (2), Hepatologia (1) e Neonatologia (1).

O Enare
O Enare foi criado em 2020, com o objetivo de otimizar a forma de selecionar residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. A seleção deste ano traz ainda como melhoria a realização das provas em todas as capitais e em mais 23 cidades.

“Percebemos que havia a necessidade de realizar um exame que resolvesse alguns problemas das instituições, como a ociosidade em algumas vagas. Em relação aos candidatos, a necessidade de viajar o país inteiro para participar de vários certames onerava seus gastos pessoais. Com o Enare, oferecemos uma solução para esses e outros problemas”, destaca o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh/MEC, Rodrigo Barbosa.

As universidades federais participantes da primeira edição tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais, e possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras.

Enem da Residência
O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.

Em 2020, houve a oferta de 405 vagas para oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. Foram 304 para 41 especialidades de residência médica, oito para a residência uniprofissional (entre Enfermagem e Física Médica) e 93 para a residência multiprofissional, que inclui enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física. Com o aumento de vagas deste ano, é esperada maior diversificação nas especialidades profissionais.

enare.ebserh.gov.br
E-mail: candidato@institutoaocp.org.br