Com relação de sete por vaga, iniciativa contempla mulheres e candidatos em situação de vulnerabilidade econômica (Foto: Bruno Glatsch/Pixabay)

O curso de extensão “Dimensionamento e Análise de Viabilidade Econômica de Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaica”, oferecido pelo Laboratório Solar Fotovoltaico (Labsolar), da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou o resultado final do seu processo seletivo. Ao todo 358 candidatos disputaram as 50 vagas ofertadas, sendo que 27% das vagas foram preenchidas exclusivamente por mulheres. 

Esta edição apresentou a relação de sete candidatos por vaga. A maior parte dos inscritos, representando 67%, possui renda per capita bruta de até um salário mínimo. A iniciativa é uma parceria do Departamento de Energia Elétrica da UFJF, da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Centro de Educação a Distância (Cead). 

De acordo com o coordenador do curso, André Augusto Ferreira, o aumento de inscritos, a maioria em situação de vulnerabilidade econômica, demonstra o interesse dos candidatos na atualização e aperfeiçoamento de sua formação na área de eletricidade. “Esperamos a inserção ou aprimoramento profissional das pessoas para trabalhar com comercialização, instalação e manutenção desses microgeradores.”

Para o diretor do Cead, Wagner Rezende, a relação candidato/vaga é um indicativo da qualidade do curso. “É um tema muito importante a ser trabalhado, pois está relacionado à procura constante por fontes alternativas de energia, dentro da temática do meio ambiente. A ideia de destinar o curso a pessoas que tenham vulnerabilidade social é uma maneira de capacitar indivíduos para terem uma outra fonte de renda, além de ser um incentivo ao público feminino, diversificando o acesso no que diz respeito ao gênero”, conclui.

Saiba mais
Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF