Com a participação de universitários de todo o país, serão iniciados neste domingo, dia 10, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Com atividades previstas até 18 de outubro, o evento, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), será realizado em Brasília e conta com mais de cem atletas de Minas de Gerais, entre eles, 15 são representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nas modalidades de atletismo e futsal.

Entre os representantes do Estado, além dos estudantes de graduação que competirão no JUBs, o chefe de delegação do Estado de Minas Gerais, Luiz Carlos Gomes Júnior, atualmente, é doutorando em Saúde Coletiva na Instituição, e o profissional de imprensa, Arthur Raposo Gomes, é ingresso do programa de Pós Pós-graduação em Comunicação (PPGCom).

De acordo com Júnior, professor de Educação Física, graduado na UFJF no início da década de 90 e, atualmente, docente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), participar do JUBs na condição de chefe de delegação do estado de Minas Gerais é uma grande responsabilidade, mas também é uma honra.

“Trata-se de uma atividade voluntária que já exerço desde 2015, quando Minas Gerais sediou uma edição nacional dos Jogos Universitários. O evento é realizado em uma semana que envolve um feriado, tornando-se uma semana mais curta, mas será de muitas emoções e conquistas” aponta o chefe de delegação.

Ansiedade e motivação

Além disso, destacou que o porte do evento gera um misto de ansiedade e motivação em função da estrutura envolvida na realização. “Vivemos um momento de excepcionalidade, onde muitos protocolos serão adotados e seguidos visando a segurança de todos os envolvidos. Neste sentido, a CBDU executa um trabalho de excelência que envolve muitas pessoas em prol do maior torneio universitário da América Latina, enquanto a Federação Universitária Mineira de Esportes (Fume) atua na articulação dessa participação, em âmbito estadual”, complementa Júnior.

Quem também está esperançoso em relação a competição é o estudante da Faculdade de Medicina da UFJF, Tales Nogueira da Fonseca. Para o atleta, que atuará na modalidade de futsal, “as expectativas são as melhores possíveis para participar do maior torneio universitário da América Latina. Sabemos do altíssimo nível que encontraremos em Brasília, mas esperamos um bom campeonato e voltar com o troféu”.

Biossegurança

A participação no JUBs 2021, seja como estudante-atleta ou dirigente, é condicionada aos procedimentos de biossegurança contra a Covid-19. Neste cenário, todos os integrantes da delegação precisam passar por testagem antes do início do evento, cujo resultado é apresentado já na chegada da competição. “Além disso, há a orientação também quanto à vacinação: para quem já está com o processo de imunização concluído (duas doses ou dose única), é preciso apresentar uma comprovação impressa (cartão de vacina original ou gerado pelo ConecSUS)”, explica Gomes.

Ainda segundo Gomes, já para aqueles que estão, por exemplo, apenas com a primeira dose, a comissão organizadora disponibilizará um segundo teste antes do credenciamento. “Durante o evento, além de aferição de temperatura, será reforçada a orientação para o uso obrigatório de máscara durante todo tempo, exceto em jogos, provas e/ou lutas, disponibilização de álcool em gel e respeito ao espaçamento orientado.

Confira os protocolos de biossegurança da CBDU.

Infraestrutura

Gomes explica que o avanço da Covid-19 provocou uma grande mudança na rotina e na vida de todos, alterando, por exemplo, a realização dos Jogos Olímpicos que foram remarcados para ocorrer em 2021. “Com o JUBs, no entanto, o processo foi diferente. No ano passado, o evento não aconteceu e retorna agora, em outubro de 2021, com muitos cuidados. É importante fazer essa aproximação dos Jogos Universitários com as Olimpíadas já que, muitos ex-participantes do JUBs seguem na carreira esportiva, sendo uma experiência única para a comunidade acadêmica da UFJF”.

Além disso, Júnior também explana que compete às próprias equipes articular o deslocamento até a cidade-sede do evento. Entretanto, durante o evento será disponibilizado transporte para todos os atletas na cidade-sede, hotéis para todas as delegações estaduais, onde estão inseridas as equipes, sendo o café da manhã realizado nos respectivos hotéis e assegurado o almoço e o jantar para todos os participantes.

Outras informações: Confederação Brasileira do Desporto Universitário

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF