Para conversar e refletir sobre a importância da garantia de Direitos Humanos para a população em situação de rua, o mais novo episódio do podcast Encontros A3 recebe os pesquisadores Bruno Stigert e Telmo Ronzani, professores da Faculdade de Direito e da Faculdade de Psicologia, respectivamente. Stigert é coordenador da Clínica de Direitos Fundamentais e Transparência da UFJF e do projeto de extensão Moradia Legal. Já Ronzani atua no Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (Crepeia) e integra o Projeto de Extensão Interdisciplinar Encontro. 

Para iniciar a discussão sobre o tema, Stigert cita a frase do sociólogo Pierre Bourdieu: “As maiores injustiças não são aquelas que nos saltam aos olhos, as maiores injustiças são aquelas que nós já incorporamos à nossa paisagem e perdemos a sensibilidade de percebê-las”. A partir disso, reflete sobre o fato de que nós, enquanto sociedade, nos acostumamos com a paisagem urbana e, com isso, tendemos a “desumanizar” pessoas em situação de rua como parte desse cenário. O professor destaca ainda o papel do Estado neste contexto, que assume um caráter mais punitivo e responsivo do que assistencial e cooperativo. 

Ronzani, por sua vez, aborda os aspectos psicológicos que afetam a população em situação de rua, afetada diretamente pela falta de dignidade, moradia e direitos. Segundo ele, a partir de uma pesquisa de campo, foi possível perceber que a população em situação de rua sente culpa e se enxerga como merecedora das condições em que vivem, o que gera sensação de vergonha e ansiedade, muito também pela exposição a perigos diários, como fome, frio e violência. O professor discute também sobre a relação destes indivíduos com as drogas e, além destes, muitos outros pontos foram abordados. 

O Encontros A3 integra os conteúdos produzidos pela Revista A3 da UFJF, de jornalismo científico e cultural. Os episódios do podcast são mediados pela jornalista Laís Cerqueira e trazem assuntos de interesse público discutidos por pesquisadores e convidados, buscando democratizar o acesso ao conhecimento e à ciência. O episódio sobre Direitos Humanos e população em situação de rua está disponível a partir desta sexta-feira, 8 de outubro, em diversas plataformas de streaming, como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcast, entre outros.