A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta quinta-feira, 7, os calendários acadêmicos regulares destinados a alguns cursos do campus de Juiz de Fora, cujos estudantes estão atualmente no semestre suplementar. Os calendários são referentes aos semestres 2021.1, 2021.3 e 2022.1 a serem cursados a partir de 3 de janeiro de 2022. 

Um dos calendários vale para alunos e alunas que terão cursado, até o final do ano, dois semestres suplementares: Medicina, Enfermagem e Odontologia. O outro calendário serve para estudantes que terão cursado, até o final do ano, um semestre suplementar: Farmácia, Jornalismo, e Rádio, TV e Internet

Os calendários foram aprovados pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad) e preveem aulas para veteranos e ingressos de calouros.

Os cursos de Fisioterapia de Juiz de Fora e de Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia de Governador Valadares – atualmente com estudantes matriculados em semestre suplementar – ainda não contam com calendários acadêmicos regulares aprovados.

Medicina, Enfermagem e Odontologia

Os cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia do campus Juiz de Fora já cumpriram um semestre no regime suplementar e, atualmente, cumprem o segundo. Esses estudantes precisarão cursar o primeiro e o segundo semestres regulares de 2021, que serão executados em datas distintas do atual semestre suplementar. 

Matrículas nas disciplinas – Primeiro semestre de 2021

Os estudantes de Medicina, Enfermagem e Odontologia devem fazer a matrícula por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), para o primeiro semestre letivo de 2021, entre os dias 20 e 22 de dezembro.

No dia 27, ainda em dezembro, o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) realiza a primeira análise de matrícula. No dia 28, os alunos ainda podem fazer ajustes necessários na matrícula, também pelo Siga.

O período de ajuste de matrículas, tarefa a cargo das coordenações de cursos, será entre os dias 30 e 31 de dezembro. Nessa etapa, os estudantes terão a oportunidade de se matricular em outras disciplinas curriculares, desde que haja disponibilidade de vagas.

Início e término das aulas – Primeiro semestre de 2021 

Para os estudantes de Medicina, Enfermagem e Odontologia, o início das aulas do primeiro semestre regular de 2021 está marcado para o dia 3 de janeiro de 2022. As aulas vão até 9 de maio. 

Segundo semestre de 2021

Ainda no mês de maio, os acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Odontologia devem fazer a matrícula, via Siga, no segundo semestre de 2021, entre os dias 14 e 17. O ajuste de matrícula feito pelos alunos se dará entre os dias 20 e 22, enquanto o ajuste dos coordenadores deve ser feito entre os dias 30 e 31.

O início das aulas do segundo semestre letivo de 2021 está marcado para o dia 6 de junho. O último dia de aulas se dará em 5 de outubro. 

Confira o calendário acadêmico aprovado para os cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia

Farmácia, Jornalismo, e Rádio, TV e Internet

Os cursos de Farmácia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet do campus Juiz de Fora estão cumprindo o primeiro semestre suplementar. Com isso, o calendário acadêmico para esses estudantes prevê aulas do segundo semestre letivo de 2021 e do primeiro semestre de 2022.

Matrículas nas disciplinas – Segundo semestre de 2021

O calendário aponta que os estudantes de Farmácia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet devem fazer a matrícula por meio do Siga, para o segundo semestre letivo de 2021, entre os dias 20 e 22 de dezembro.

No dia 27, ainda em dezembro, o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) realiza a primeira análise de matrícula. No dia 28, os alunos ainda podem fazer ajustes necessários na matrícula, também pelo Siga.

O período de ajuste de matrículas pelas coordenações de curso, será entre os dias 30 e 31 de dezembro. Nessa etapa, os estudantes terão a oportunidade de se matricular em outras disciplinas curriculares, desde que haja disponibilidade de vagas. 

Início e término das aulas – Segundo semestre de 2021 

Para os alunos e alunas de Farmácia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet, o início das aulas do segundo semestre regular de 2021 está marcado para o dia 3 de janeiro de 2022. O último dia de aulas se dá no dia 9 de maio. 

Primeiro semestre de 2022

Ainda no mês de maio, os acadêmicos de Farmácia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet devem fazer a matrícula, via Siga, no primeiro semestre de 2022, entre os dias 14 e 17. O ajuste de matrícula feito pelos alunos se dará entre os dias 20 e 22, enquanto o ajuste dos coordenadores deve ser feito entre os dias 30 e 31.

O início das aulas do primeiro semestre letivo de 2022 está marcado para o dia 6 de junho. O último dia de aulas está marcado para 5 de outubro. 

Confira o calendário acadêmico aprovado para os cursos de Farmácia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet.