Trabalho é desenvolvido em parceria entre UFJF, IF Sudeste, Embrapa e Cefet-MG (Imagem: Pixabay)

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), a Embrapa Gado de Leite e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG), foi aprovado para projeto de “Apoio a Núcleo de Inovação Tecnológica”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A cooperação entre as instituições pretende unir esforços para projeto que visa fortalecer o relacionamento ICT-Empresa, por meio da construção de boas práticas de gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia. ICT’s ou institutos de Ciência e Tecnologia são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que possuem como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.

A parceria acontece por meio de um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimento agregado por estas instituições, agindo como uma Rede de NIT. A atuação conjunta visa capacitações da equipe; elaboração de material de boas práticas adotadas pelos NIT envolvidos, que pode auxiliar os demais NIT’s do país; proposição de metodologia de relacionamento ICT-Empresa, bem como de mapeamento de processos de transferência de tecnologia, com objetivo de colaborar com a inserção mercadológica dos conhecimentos gerados em âmbito acadêmico.

Além disso, busca o desenvolvimento de um sistema de apoio ao relacionamento ICT-Empresa e transferência de tecnologia. Neste sentido, espera promover o fortalecimento dos NIT’s, auxiliar o integral cumprimento das políticas de inovação das ICT’s e criar ações estratégicas que possam auxiliar na consolidação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e no desenvolvimento socioeconômico e sustentável do estado.

Confira os detalhes do resultado

Núcleo de Inovação Tecnológica: att.critt@ufjf.edu.br