A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tornou público o regulamento do vigésimo sétimo Seminário de Iniciação Científica (Semic). Na edição deste ano, a segunda sediada inteiramente on-line, a apresentação dos trabalhos seguirá no formato de vídeos, disponibilizados por meio da plataforma do Youtube. A última etapa, com os trabalhos finalistas selecionados de acordo com cada área de conhecimento, acontecerá de forma síncrona, através de videoconferências.

O seminário é um evento tradicional da UFJF, dedicado a apresentar, de forma acessível, as iniciativas universitárias de iniciação científica, bem como premiar os projetos de destaque. A participação de estudantes integrantes de projetos de Iniciação Científica é obrigatória, sendo necessária para a emissão do certificado de conclusão das atividades.

“Especialmente esse ano, o Semic se reveste de grande importância. Foi um ano difícil para a sociedade brasileira, para as universidades públicas e, especialmente, para a ciência produzida nelas”, aponta a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Oliveira. “Enfrentamos não só a pandemia e a necessidade de cuidados e de distanciamento, como também o negacionismo e a queda vertiginosa do fomento financeiro. Temos que saudar a vitória de continuarmos produzindo ciência e formando nossos futuros cientistas.”

Inscrições seguem até quarta-feira, 6 de outubro
Podem ser inscritos projetos BIC, VIC, PIBIC/CNPq, PIBIC–AF e PROBIC, divulgados em 2020 ou em anos anteriores, desde que ainda não tenham sido apresentados, sempre seguindo os termos do regulamento. As inscrições deverão ser realizadas pelos professores orientadores por meio do Siga, até a próxima quarta-feira, 6 de outubro, acompanhada do resumo e do link do vídeo sobre o projeto

Cada projeto, independentemente do número de alunos vinculados ao mesmo, deverá enviar apenas um vídeo que, por sua vez, pode ter a duração mínima de dois minutos e máxima de cinco. A organização do evento disponibiliza publicamente um tutorial de suporte aos estudantes para a elaboração dos vídeos, abrangendo métodos e ferramentas para facilitar a produção, além de um passo a passo sobre como publicá-los de acordo com o regulamento do seminário.

Após o encerramento das inscrições, serão organizadas e divulgadas, no canal oficial do seminário, playlists identificando os vídeos inscritos de acordo com as respectivas áreas de conhecimento (Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Computação e Linguística, Letras e Artes). O regulamento do evento também prevê uma premiação especial para o vídeo que alcançar o maior número de likes, bem como uma menção honrosa a outros que se destacarem. Todos os inscritos no Semic receberão certificado de participação.

Outras informações:
semic@ufjf.edu.br