Evento acontece nesta quinta, 30, com transmissão pelo Youtube (Foto: Visualhunt)

A Liga Acadêmica de Saúde Materna Infantil (Lasmin) e o projeto de extensão “Brincando e Aprendendo Saúde (BAS)”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovem, nesta quinta-feira, 30, a roda de conversa “Estratégias para o convívio com crianças em tempos de pandemia”. A iniciativa é voltada para pais e responsáveis e aborda as principais dificuldades encontradas no convívio com as crianças durante o período da Covid-19. O evento é online e gratuito, não sendo necessária inscrição. A transmissão tem início às 19h, no canal da Liga no Youtube.

Segundo a vice-presidente da Lasmin, Giulia Alvim, uma das principais mudanças causadas pela pandemia diz respeito ao convívio familiar, visto que pais, mães, e filhos precisaram readequar suas rotinas e demandas pessoais, devido à aproximação imposta pelo isolamento social. “Isto gerou uma onda de dificuldades, como por exemplo a conciliação do trabalho dos pais com o ensino de seus filhos, ambos de forma remota, e a adaptação de atividades para as crianças.”

Giulia acrescenta que a adoção aos princípios de universalidade, equidade, integralidade, descentralização e participação popular do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo setor de saúde no Brasil, ao longo das últimas décadas, possibilitou um avanço no campo das políticas sociais e a introdução de uma educação popular em saúde, como a roda de conversa que está sendo organizada. Assim, com o intuito de auxiliar a população ouvindo suas demandas e propondo aos pais orientações nesse momento de volta às aulas presenciais que a Lasmin e a BAS organizam a roda de conversa.

“Este evento pretende ouvir as principais dificuldades ocorridas durante o isolamento social, como por exemplo o emocional afetado de pais e filhos, o atraso na fala de crianças, devido ao alto tempo de tela diário, e outras questões a serem expostas juntamente com o relato de como essas situações foram enfrentadas. A partir disso, orientaremos de acordo com as dificuldades que ainda são presentes, contribuindo com alternativas que esses pais possam estar fazendo para ajudar na situação, além de orientações específicas para esse momento de volta às aulas.” 

Outras informações
Lasmin