São oferecias 50 vagas, sendo 30% exclusivamente para mulheres (Foto: Bruno Glatsch/Pixabay)

Foi prorrogado até esta terça-feira, 28, o prazo de inscrições para o processo seletivo do curso “Dimensionamento e Análise de Viabilidade Econômica de Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaica”, oferecido pelo Laboratório Solar Fotovoltaico (Labsolar), da Faculdade de Engenharia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A seleção visa preencher 50 vagas, sendo que 30% estão reservadas exclusivamente para mulheres.

A iniciativa tem início previsto para 18 de outubro e término em 17 de dezembro deste ano. O curso é oferecido no sistema de formação inicial e continuada, com carga horária total de 40 horas, incluindo videoaulas, podcasts, questionários on-line para a revisão do conteúdo, fórum de dúvidas e trabalho final. As aulas são ministradas pelos alunos membros do projeto de extensão “Ensino e Aprendizagem em Microgeração Solar Fotovoltaica”, supervisionados por docentes, em um período estimado em dez semanas, que pode variar conforme o desempenho da turma e a inclusão de novos módulos. 

Inscrições
Podem se inscrever candidatos e candidatas que tenham concluído o ensino médio, possuam conhecimentos básicos de informática e de eletricidade, e meios de participar das videoaulas. Além disso, devem ter disponibilidade de três a cinco horas semanais, incluindo um horário noturno às terças-feiras.  

A seleção seguirá os seguintes critérios, pela ordem: Menor renda familiar per capita; formação ou atividade profissional relacionada à área de eletricidade; motivação; e idade (da maior para a menor). 

Qualificação
Segundo o coordenador do curso, André Augusto Ferreira, a capacitação tem como objetivos qualificar pessoas para trabalharem na área e proporcionar treinamento para graduandos e pós-graduandos da UFJF. Visa ainda a transferência do conhecimento da universidade para a sociedade, a atualização e aperfeiçoamento da formação de profissionais da área de eletricidade, o estímulo da produção de energia limpa e sustentável, e a contribuição na redução da discrepância social, além de atrair candidatos para os cursos de graduação da UFJF.

Edital

Inscrições